O perfil dos mais ricos está a mudar em Portugal

Os Fazedores chegam finalmente à lista dos afortunados.

Quem diria que uma startup tecnológica de venda de moda de luxo teria uma mola propulsora capaz de catapultar o seu fundador para a lista dos mais ricos de Portugal?

O empreendedor José Neves, criador da Farfetch, surge em quarto lugar no ranking da Forbes, com uma fortuna avaliada em 1010 milhões de euros.

O perfil dos listados está a mudar e a espelhar a forma como a economia nacional, pouco a pouco, se está a transformar.

O primeiro lugar do ranking é de uma mulher: Fernanda Amorim (e a família) detém a maior fortuna do país, que ronda os 4 mil milhões de euros. De resto, os laços familiares são ainda notórios na lista que será divulgada hoje, quarta-feira, pela Forbes Portugal . A família Soares dos Santos, dona do Pingo Doce, surge em segundo lugar. O patriarca Alexandre Soares dos Santos, que detém a Jerónimo Martins, tem uma fortuna avaliada em 3500 milhões de euros.

Contudo, e a confirmar que, pouco a pouco, o retrato dos mais ricos se vai alterando, está também a estreia do homem dos cruzeiros do Douro: Mário Ferreira, que vendeu recentemente a empresa, consta agora na lista dos 20 mais abastados do país.

O futebol não poderia ficar de fora, claro: o jogador Cristiano Ronaldo e o empresário Jorge Mendes têm lugar cativo nesta bancada, com fortunas estimadas pela revista de 439 milhões de euros e 260 milhões, respetivamente.

O mundo dos ricos já não pertence só às famílias tradicionais portuguesas -- e ainda bem. Cada vez menos o grande capital precisa de apelidos pomposos ou de sangue azul. Em vez disso alimenta-se de ideias inovadoras, que surpreendem e que conseguem ganhar escala.

Top ten dos mais ricos em Portugal

Fonte: Forbes

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG