30 anos entre Lisboa e Porto

A empresa foi criada inicialmente para gerir o Património Imobiliário do Grupo e só em 1995, ou seja, há 22 anos é que a RAR considerou a Promoção Imobiliária como uma área estratégica de negócio.

Assim, iniciámos a nossa atividade por Lisboa com dois projetos de grande dimensão. Um junto ao Jardim Zoológico, o Jardim das Laranjeiras, e outro no Estoril na parte mais elevada do Parque de Palmela.

Seguidamente virámos para Norte e desenvolvemos dois projetos de grande dimensão em Matosinhos Sul e um projeto na zona histórica do Porto, na zona Património Mundial, que é Monchique, projeto esse que foi pioneiro na reabilitação urbana do Centro Histórico do Porto e que foi considerado em 2006 o melhor projeto do ano a nível nacional pelas suas características de reabilitação urbana no Salão Imobiliário de Lisboa, o que demonstra que a reabilitação urbana é para nós uma aposta de longa data.

Em 2007, outro projeto nosso, o Edifício do Parque (um dos projetos de Matosinhos Sul), foi também considerado o melhor projeto do ano pelas suas características de sustentabilidade.

Nos anos seguintes surge a famigerada crise que praticamente fez desaparecer a maioria das empresas de promoção imobiliária e construção.

Soubemos com algum engenho, sorte que é necessária em tudo, gerir esse período conturbado e conseguimos ultrapassá-lo com estabilidade, apresentando sempre resultados positivos, tendo inclusivamente no pior ano (2011) apresentado um Ebitda superior a 1 milhão de euros. Fomos resilientes e tomámos algumas medidas estratégicas que vieram a confirmar-se positivas como termos sido um dos primeiros promotores a apostar no arrendamento com opção de compra e contra a corrente do desconto durante esse período aumentámos por duas vezes a nossa tabela de preços o que veio dar uma garantia no investimento aos nossos potenciais clientes.

Quando em 2014 se começou a verificar a retoma decidimos que era a altura de regressar ao mercado com novos projetos e que o primeiro seria o do Paço Lumiar em Lisboa. Projeto da autoria do Arquiteto Souto Moura que vamos agora iniciar a construção e que esperamos que tal como os nossos últimos projetos também venha a ser premiado e que seja acima de tudo um excelente investimento para os nossos clientes.

Temos outros projetos em condições de avançar, em Lisboa, Matosinhos, Braga e Vila do Conde. Estamos abertos a novas oportunidades de negócio em ativos imobiliários que possam surgir para aquisição dentro do nosso posicionamento de mercado. Somos uma empresa certificada em Qualidade, Ambiente e penso que continuamos a ser o único promotor imobiliário certificado em ID&I (Investigação e Inovação) o que nos tem permitido apresentar ao mercado produtos e serviços diferenciadores como é o caso deste projeto de Lisboa. Portanto estamos preparados para enfrentar os próximos 30 anos, com a consciência de que conseguimos criar uma empresa reconhecidamente inovadora, que desenvolve projetos que são referência no mercado, alguns deles premiados, e totalmente focada em gerar valor para todos os stakeholders principalmente para os nossos clientes, razão de ser da nossa existência.

O que mudou no imobiliário em Portugal

O que mudou nestes 30 anos e apesar de se ter atravessado um período extremamente complexo num passado recente, foi pouco significativo como o demonstram os últimos dois anos.

É quase um regresso aos fundamentais do negócio. Um "back to basics".

- Aumento anual do preço das casas, relevante para o investidor;

- Aposta na aquisição para arrendamento como alternativa à fraca rentabilidade e risco dos produtos financeiros;

- Regresso da venda em planta;

- Ressurgimento do crédito habitação;

- Valorização expressiva das localizações "prime".

Presidente RAR Imobiliária

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG