As secretas do bloco central

As secretas portuguesas são de um país em banda desenhada. Uma ficção que já teve a lista dos agentes divulgada em papel de jornal e um chefe que trabalhava para um grupo privado, basculhando a vida de um líder de outro grupo, ao mesmo tempo que pedia a lista dos telefonemas de um jornalista. E mais outras coisas de fazer rir, mesmo que o assunto seja sério.

Agora estão à espera de outro chefe, José Júlio Pereira Gomes, a quem acusam de ter fugido com o rabo entre as pernas de um Timor a ferro e fogo. Mesmo antes de ele lá chegar, já o PS tinha chumbado o nome de Teresa Morais, proposto pelo PSD, para fiscalizar as ditas secretas. Está bom de ver, já há quem faça contas e some dois mais dois para concluir o óbvio: se António Costa quer mesmo Pereira Gomes a liderar as secretas, é bom que diga a Carlos César para aprovar Teresa Morais.

O PSD vai manter a sua aposta para a fiscalização, gozando o prato por ter visto os papéis invertidos. Agora, é o PS e o primeiro-ministro que têm um problema para resolver, depois de o DN ter noticiado a denúncia de Ana Gomes. Em que gaveta vai Carlos César guardar a arrogância com que despachou a escolha dos sociais-democratas? Na próxima semana teremos a resposta. Pena que as audições a Pereira Gomes e a Teresa Morais, como habitualmente, deverão ser à porta fechada. A história do Bloco Central é feita de muitos segredos, mas espera-se sempre total transparência quando se trata de designar o chefe das secretas e quem as fiscaliza.

Agora, ao que isto chegou, anda preocupado o Presidente da República, que julgava ter este assunto mais que resolvido. Tinha ouvido dizer que Passos dera o "sim" a Costa para o nome de Pereira Gomes, e era assunto menor, ou parecia, o arrufo com o nome de Teresa Morais. Quando regressar ao continente, Marcelo já tem com o que se entreter. É assunto de Estado a merecer a melhor das suas atenções, uma palavrinha em defesa de Teresa Morais pode ajudar à solução. Ou então, já não vai a tempo de apagar o fogo!

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG