O legado de Manuel Sérgio
Acaba de nos deixar o Prof. Manuel Sérgio. Um homem multifacetado, professor, pensador, filósofo, político, intelectualmente e culturalmente superior, e também poeta. Deixa-nos uma obra assinalável com cerca de 50 livros e inúmeros artigos. Por esta riquíssima obra, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a editar a sua “Obra Seleta”, coordenada pelo Prof. José Eduardo Franco, tendo sido já apresentados dois volumes, e em breve lançados mais dois. Sendo o último, dedicado à sua poesia, uma faceta desconhecida do grande público.
O Prof. Manuel Sérgio nunca deixou de escrever, nos últimos anos de vida publicava em média um livro por ano, alguns deles através da coleção “Ética no Desporto” do Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ, isto para além, dos mais de 400 textos que escreveu na sua coluna no jornal A Bola online. Sempre inquieto dedicou-se a pensar o desporto, e como ele afirmava sem nunca ter praticado desporto.
Amava o seu Belenenses. Deixou uma marca indelével com quem privava, principalmente com os seus alunos e discípulos. José Mourinho, Jorge Jesus, Rui Vitória, José Peseiro, e tantos outros, foram marcados pela sua visão de olhar o desporto como um fenómeno humano e multidisciplinar, afirmava “Quem só sabe de desporto nem de desporto sabe”. Considerado o “filósofo do desporto”, porque pensava o desporto através da sua tese revolucionária, influenciado pela fenomenologia de Merleau-Ponty, cria a teoria da motricidade humana, para afirmar o desporto como uma ciência humana que deverá ter um sentido: ajudar o ser humano a superar-se. Uma autêntica revolução em relação à visão dualista da educação física.
Foi também político e deputado, porque entendia o dever de cidadania como meio da mudança da realidade. Condecorado, por diversas vezes, e agraciado com inúmeros prémios e homenagens, cultivava o dom da humildade, afirmando que dividia sempre por dois os louvores que lhe prestavam. Em 2017 foi criada a Cátedra Manuel Sérgio - Desporto, Ética e Transcendência, na Universidade Católica Portuguesa (UCP) dedicada à divulgação e reflexão do seu pensamento criando “pontes” entre o desporto e outras áreas do saber.
No próximo dia 11 de março, pelas 16.30, na UCP de Lisboa, a cátedra apresentará o livro “Desporto, Liberdade e Democracia” onde se inclui, quiçá o último artigo escrito por Manuel Sérgio. Para finalizar, devemos continuar a acarinhar o seu legado promovendo um desporto que valorize a ética e a sua função de ajudar o ser humano a superar-se e a ser cada vez melhor!