O dia de todos-os-santos

Publicado a
Atualizado a

Bem aventurados os que promovem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus.

A sensação de total liberdade, segurança, conforto, franqueza, honestidade e boa disposição que se sente em Portugal é o nosso mais importante activo, para quem está, para quem nos visita e para quem quer investir no país e nos portugueses.

Essa mescla cultural de toda a nossa gente, da nossa comida, do nosso clima e da nossa forma de relacionamento é que faz Portugal. Neste dia de todos-os-santos, conhecidos e desconhecidos, portugueses e não portugueses, há que louvar a Deus pela vida de cada um dos nossos heróis de todos-os-dias, cada cozinheiro, cada músico, cada polícia ou militar, cada funcionário nas tantas empresas e serviços de que precisamos, ou cada desconhecido que nos dá bom-dia com um sorriso. Temos de saber agradecer-lhes, a todos. Esses são os construtores da nossa Paz.

Começa-se a perder no nosso país, essa sensação de segurança, nesse sentido mais lato. Esse sentido de respeito mútuo entre pessoas. E os últimos tempos têm sido um exemplo agravado.

Não é inteligente fazer da questão da Paz social uma discussão extremista. Nem é inteligente criar artificialmente uma gritaria por cada cêntimo, cada assunto, ou cada acontecimento.

Devemos sim combater o desrespeito pela lei e valorizar quem promove o bem estar das comunidades, incluindo as nossas forças de segurança. Como também devemos valorizar a Administração Pública em geral e combater a corrupção, combater a greve de zelo de alguns extremistas ideológicos que boicotam o verdadeiro desenvolvimento da sociedade, com as suas "opiniões" e entravezinhos de mesquinhez. Com as suas discussões estéreis que na realidade nada contribuem para o bem comum. A vida não devem ser máscaras (feias) de halloween.

Ter um feriado ajuda a descansar, mas deve ajudar também a re-focar no essencial. O estado de direito e a liberdade em Portugal precisam da ajuda de todos para criar a paz e não a discórdia.

Lembram-se quando eramos educados para fazer a boa acção do dia? Para ajudar sempre o próximo? Essa é a chave da solução que este feriado de todos-os-santos nos propõe. Vamos a isso.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt