Novo ano com o compromisso de sempre
Foi com o brilho do fogo de artifício e dos LED dos drones, que Cascais teve uma das passagens de ano mais épicas da sua história. Dezenas de milhares de pessoas encheram a baía para um espetáculo verdadeiramente inspirador e emotivo, onde a alegria acompanhou brindes, abraços e muitos desejos para o novo ano.
Cascais despediu-se assim de 2024, um ano muito positivo para o nosso concelho, onde avançámos em áreas verdadeiramente importantes para a vida dos nossos cidadãos.
As expectativas para 2025 estão, por isso, elevadíssimas. Os cascalenses não esperam de nós, câmara municipal, nada menos que a excelência que lhe temos habituado.
Para dar uma resposta positiva aos nossos munícipes, a autarquia preparou o maior orçamento de sempre, superior a 425 milhões de euros, para garantir o desenvolvimento do nosso território, tornando-o mais coeso, mais rico e mais sustentável.
Em 2025, vamos continuar a investir em política de habitação, com o objetivo de construir e reabilitar mais de 3500 fogos, que serão colocados no mercado de arrendamento a preços controlados, permitindo que a classe média e, sobretudo, os nossos jovens se possam fixar no concelho. Ainda dentro desta política, juntando-a à sustentabilidade e ambiente, lançámos no final de 2024 o Fundo Verde de Apoio às Famílias, que permitirá aos nossos munícipes melhorarem a eficiência energética das suas casas, tornando-as mais confortáveis e reduzindo a fatura mensal de energia.
Em 2025, o município continuará a construção e modernização de centros de saúde, como são os casos de Cascais e de São Domingos de Rana, e continuará a dinamizar programas de saúde, como o projeto Bata Branca, bem como serviços de acompanhamento psicológico a jovens e a populações vulneráveis.
Em 2025, continuaremos a investir na construção e requalificação de infraestruturas de ensino, bem como nas condições escolares, disponibilizando uma alimentação equilibrada e de qualidade. Ambicionamos uma escola pública equipada ao nível das, ou melhor do que as, escolas privadas, assegurando, assim, que todos os alunos, independentemente do seu estrato social, terão as mesmas oportunidades de aprendizagem.
Em 2025, vamos continuar a desenvolver o nosso espaço público, aumentando as áreas verdes, criando mais zonas de lazer e um território mais bem equipado e mais seguro para quem circula na nossa rodovia ou nos espaços pedonais.
Em 2025, tal como prevê o orçamento, temos o Fundo de Emergência Social para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade através da expansão do programa “Cascais + Solidário” e da implementação de programas de integração.
Em 2025, vamos continuar a apostar na cidadania, no associativismo, na cultura e no desporto, apoiando associações e clubes, entidades fundamentais para o desenvolvimento sociocultural e para a promoção dos bons hábitos.
Em 2025, Cascais vai continuar a ser Cascais, o lugar perfeito para a concretização de sonhos e para a construção de projetos de felicidade, porque Cascais é, de facto, para toda a vida.