“Nós” e “eles”

Publicado a
Atualizado a

A celebração dos 100 anos do nascimento de Mário Soares fez uma parte da esquerda democrática - talvez até a maioria - suspirar pelo passado. É sabido que pessoas com o carisma de Soares são raras e rapidamente nos guiam para a ideia de que já não se fazem homens/mulheres “como antigamente”. Já se sabe também que quando o presente é incerto, é para o passado que olhamos. Ainda há dias o Presidente da República fez isso mesmo, ao exprimir um certo saudosismo na relação institucional com o ex-primeiro-ministro, António Costa.

Ora, o grande problema dos atuais líderes políticos é não conseguirem olhar para o futuro (e presente) como o fizeram Soares e outros (Sampaio, Zenha, Cunhal, Sá Carneiro e Freitas do Amaral). Os atuais políticos gerem os assuntos como pescadinhas de rabo na boca. A esquerda (mais uma vez sublinho: a democrática) a gritar e a esbracejar a agenda woke e a direita (também a democrática) a cair na lengalenga da sua extrema com as questões de segurança, entre outros assuntos dignos de séculos passados. São temas demasiados importantes para se discutir destas formas.

A segurança de um país não pode ser populista, nem as minorias e imigrantes devem ser tratados de forma panfletária. Numa conversa recente que tive, alguém me disse uma frase que dificilmente esquecerei: “Não se pode exterminar os fascistas matando os fascistas, só se pode exterminar os fascistas pela educação da sociedade, pela educação das mentes e dos comportamentos sociais.”

É isto, senhores da esquerda e da direita! Se não sabem desenrolar o nó em que se meteram, oiçam, conversem, sobretudo fora do aparelho político e da agenda dos spin doctors. Façam Estados Gerais, oiçam a sociedade civil, os trabalhadores, os professores, os empresários. Encontrem ideias em conjunto com aqueles que representam, para que a avaliação dos políticos não se torne na tal conversa de café do “deles” privilegiados e o “nós” a trabalhar desenfreadamente sem ver a vida a evoluir.

Editor do Diário de Notícias

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt