Mais que troféus, o desporto é uma escola de valores

Publicado a

Ontem decorreu em Cascais, mais uma Gala do Desporto, um momento importante para o concelho, pois, para além de destacar aqueles que melhores performances desportivas tiveram ao longo do último ano, enaltece o espírito desportivo e os valores que descrevem a nossa terra e as nossas gentes.

De facto, o desporto tem a capacidade de transportar o melhor que o ser humano tem. O espírito de equipa, a competitividade, o fair play, o respeito pelas regras e pelo adversário, são apenas alguns dos muitos fatores que fazem do desporto o maior porta-estandarte de uma sociedade sã.

Por isso, Cascais encarou o desporto como parte fundamental no nosso projeto de felicidade para quem cá vive, trabalha ou estuda, mas também para aqueles que nos escolhem para visitar.

Cascais é, pela sua morfologia geográfica, mas também pelo investimento feito pela autarquia em equipamentos desportivos no espaço público, o maior ginásio a céu aberto do país. Tendo um número de praticantes federados e não federados, muito acima da média nacional e, ligeiramente, acima da média europeia.

Cascais e desporto confundem-se. Preenchem-se. Coabitam.

Costumo dizer que se Cascais fosse um clube, seria um dos mais titulados do país, ficando, talvez, só atrás dos históricos três grandes clubes, que nos superam porque têm uma capacidade de recrutamento nacional e internacional que nós não temos nem ambicionamos ter.

Este sucesso do desporto cascalenses deve-se, em primeiro lugar, aos nossos atletas, mas também às equipas técnicas, aos dirigentes das instituições, aos agregados familiares, às equipas de desenvolvimento pessoal e psicológico, aos corpos clínicos que acompanham os atletas, a todos os patrocinadores que apoiam o desporto em Cascais e à melhoria constante das infraestruturas existentes.

Mas o desporto não é só títulos, é também uma escola de valores. Estes devem sempre se sobrepor aos resultados. Quem assim o fizer, mesmo que não vença, nunca será vencido.

No entanto, em Cascais, temos muitos atletas vencedores. Só no ano passado, tivemos 240 atletas premiados, que foram distinguidos nesta gala. Esta exposição, que vem do reconhecimento do seu mérito desportivo e da sua capacidade de trabalho, traz também um acréscimo de responsabilidade. Um atleta não pode esquecer, nunca, que tem essa projeção e que deve, por isso, dar o exemplo do que o desporto realmente é.

Para terminar, quero desejar a todos os atletas cascalenses, um ano repleto de êxito desportivo e pessoal. Estou certo de que continuarão a ser grandes embaixadores dos valores de Cascais e a orgulhar-nos como até aqui. Não se esqueçam nunca que, em Cascais, o desporto começa da atitude.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

Diário de Notícias
www.dn.pt