Legislators’ Dialogue: Por uma comunidade mais organizada e mais representada politicamente

Publicado a
Atualizado a

De Nova Iorque ao Havai, passando pela Califórnia e Boston, os cerca de 1,4 milhões de lusodescendentes nos Estados Unidos representam-nos diariamente numa das mais antigas, mais diversas, e histórica e culturalmente relevantes comunidades da diáspora portuguesa.

É uma comunidade muito ativa na preservação dessa memória e identidade, com forte ligação a Portugal, e que conta atualmente com 40 políticos eleitos para o Congresso dos Estados Unidos e várias assembleias estaduais, espalhadas por todo o país.

A relação com esta comunidade – presente em todos os setores da sociedade americana – é central na nossa missão de desenvolvimento de Portugal através da cooperação com os Estados Unidos.

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) organiza, nos dias 17 e 18 de Junho, o VIII Legislators’ Dialogue, um encontro anual que reúne em Lisboa políticos lusodescendentes eleitos nos EUA a nível federal e estadual para conhecerem a nossa realidade política, económica, social e cultural.

Com esta iniciativa, temos criado um espaço de diálogo aberto e de comunidade, que se concretiza em duas dimensões.

Desde logo, no diálogo entre os próprios legisladores americanos. Reunir no mesmo espaço representantes de diferentes Estados e de diferentes partidos políticos tem permitido que estes líderes se conheçam, conversem e daí nasçam verdadeiras amizades e cumplicidades políticas, em que o sentimento de comunidade se revela mais forte do que a afinidade política, mesmo num contexto de forte polarização.

A segunda dimensão é a do diálogo entre Portugal e a diáspora nos Estados Unidos. Portugal é hoje um país moderno e capaz também de contribuir com soluções.

Um exemplo disso foi a participação do Diretor-Geral do SICAD, João Goulão, no Legislators’ Dialogue em 2022, onde deu a conhecer a experiência portuguesa na descriminalização do consumo de drogas. O interesse da delegação pelo caso português levou, um ano depois, a FLAD a organizar, em parceria com legisladores estaduais de Rhode Island e de Massachusetts, um fórum dedicado à apresentação do conceito e da aplicação concreta da política portuguesa, que contou ainda com representantes da PJ, PSP e do Centro de Atendimento de Toxicodependentes das Taipas.

A partir de segunda-feira, recebemos 19 legisladores de cinco Estados, que terão a oportunidade de contactar com personalidades da política portuguesa, como o Presidente da República, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Presidente da Câmara de Lisboa e o líder da oposição, o Secretário-Geral do Partido Socialista.

No ano em celebramos 50 anos do 25 de abril, iremos também dar a conhecer este período da nossa história e o caminho para a democracia em Portugal. Vamos falar ainda da relação comercial entre Portugal e os EUA, e sobre como atrair investimento estrangeiro.

Testemunhar como se mantém viva a ligação, o interesse e o amor por Portugal, mesmo no caso de famílias que saíram do nosso país há 5 gerações, maioritariamente dos Açores, é comovente e faz-nos refletir sobre a nossa própria ligação. E perceber como isso se faz de tantas formas diferentes, das mais evidentes, que passam pela música, pelo futebol e pela comida, mas também pelo que de mais moderno e novo Portugal tem.

Na FLAD, vamos continuar a seguir este caminho de promoção do diálogo e de forte empenho no desenvolvimento de uma comunidade Luso-Americana com maior representação e mais organizada politicamente, para que melhor possa defender os seus interesses e valorizar a nossa língua, cultura e história.


Presidente da Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento (FLAD)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt