Assim não dá para ir à escola

Não teria sido necessário sair de Lisboa para fazer uma reportagem sobre o frio que faz na sala de aulas de algumas escolas e que, obviamente, prejudica as condições em que estes alunos aprendem(?) a matéria. Ir a Serpa também não foi uma opção do acaso. O título deste editorial e a reportagem que temos nas páginas do Diário de Notícias são igualmente uma homenagem à imprensa regional. Devemos dizê-lo, foi no Diário do Alentejo que nos inspirámos para ir à escola de Serpa, que esteve na primeira página deste jornal, mas para ir também a Coimbra ou ficar por Lisboa e mostrar exemplos de escolas degradadas, em que os alunos que aqui estudam estão em condições de forte desigualdade em relação a muitos outros.

Uma semana depois do congresso dos jornalistas, em que a comunicação social regional e a da diáspora não estiveram em destaque, é preciso recordar que há muito bom jornalismo de proximidade a ser feito. Na mesma edição do Diário do Alentejo, lá estava a manchete a dizer que, no ano passado, os "médicos recusaram 90% das vagas disponibilizadas em Beja". Nos programas eleitorais de todos os partidos está sempre presente a preocupação com a desertificação do interior e as promessas de tudo resolver.

"Quando o frio mal deixa pegar na caneta", título que Pedro Sousa Tavares e Rui Marques Simões dão à reportagem que faz o retrato da desigualdade que persiste no país, devia fazer corar de vergonha os políticos que, fazendo opções com o dinheiro dos contribuintes, não são capazes de alterar esta realidade. Quando sair o ranking das escolas, podiam dar uns valores de bónus a todos os alunos da Secundária de Serpa, da José Falcão, em Coimbra, e do Liceu Camões, em Lisboa. E, claro, a todos os alunos de escolas que têm idênticas condições, mas que não couberam nesta reportagem.

Não deve haver filhos de gente com o poder de decidir que frequentem escolas como estas, se houvesse o problema há muito que teria sido resolvido. Ou então mudava-se os filhos de escola.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG