Cascais é uma autarquia transparente e de total confiança

Publicado a

Em Cascais não trabalhamos a pensar nos rankings, mas, sim, focados em dar aos nossos munícipes, e a quem nos visita, um serviço de excelência de maneira que Cascais seja o melhor lugar do mundo para se viver um dia, uma semana ou uma vida inteira.

Acreditamos que, para isso, todo o nosso trabalho tem de ser inequivocamente transparente e merecedor da confiança dos cascalenses. Por isso, não temos poupado esforços para implementar novas ferramentas de transparência que garantam que na autarquia tudo funciona respeitando os mais altos padrões jurídicos e éticos.

Esta busca por uma autarquia cada vez mais transparente, é um compromisso que assumimos há 25 anos, aquando da criação da coligação Viva Cascais. Este caminho que estamos a trilhar, tem recebido vários elogios da sociedade civil e, inclusive, de forças políticas que pertencem à oposição, bem como conquistado várias distinções, algumas de elevada importância.

Recentemente, Cascais alcançou uma posição de destaque no Dynamic Transparency Index (DTI), consolidando-se como o quarto concelho mais transparente do país e o primeiro na Área Metropolitana de Lisboa. Este resultado não só confirma o empenho da autarquia na promoção de boas práticas administrativas, como também desmente, de forma categórica, muitos daqueles que optam por estar na política de uma forma rasteira e desprestigiante.

Decerto que estes políticos de cariz mais populista tentarão desprestigiar esta distinção, na esperança de conseguirem manter uma credibilidade que, desde cedo, perderam. Por isso, faço questão de explicar o que o DTI consiste. Este Index, elaborado por uma organização independente internacional, a Dyntra, avalia a disponibilização de informação pública em áreas cruciais como orçamento, contratação pública, urbanismo e participação cívica, atribuindo pontos por cada item cumprido. Neste processo, Cascais conseguiu 122 pontos em 139 possíveis. Um valor que nos orgulha e que nos motiva a fazer melhor.

Perante este reconhecimento, quero agradecer a todos os colegas da autarquia e do universo municipal, que contribuíram com dedicação e profissionalismo para este resultado. Esta distinção é fruto de um trabalho de uma enorme equipa que se esforça todos os dias para fazer de Cascais um concelho cada vez melhor. Um concelho para toda vida.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

Diário de Notícias
www.dn.pt