Água

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O Dia Nacional da Água convoca para a reflexão dos grandes desafios que as mudanças climáticas nos colocam em termos de disponibilidades atuais e futuras, mas também nos modelos de desenvolvimento e sua localização geográfica, seja em termos de consumo urbano, agrícola e industrial, convoca cada um de nós para os temas da eficiência hídrica e energética e para a gestão da água em perfeita integração com políticas públicas, nomeadamente a descarbonização da economia e a economia circular.

A EPAL, com os seus mais de 157 anos de história e na qualidade de maior entidade gestora de abastecimento de água do país, está a responder a esses desafios com importantes investimentos para aumentar a resiliência dos seus sistemas, aumentar a eficiência, promover a neutralidade carbónica.

No último ano duplicou a média da última década em matéria de investimentos visando a reabilitação e renovação das suas infraestruturas críticas, promovendo mais eficiência em todas as áreas de operação, aumentando de forma significativa o potencial de produção de energias renováveis, num contexto de reforço de competências e promovendo a inovação no setor.

A EPAL assegura a gestão do sistema das Águas do Vale do Tejo, que abrange uma parte significativa do território de baixa densidade nacional, o que determina um foco na sustentabilidade do recurso. Esse contexto tem levado a uma aposta no desenvolvimento de condições para a promoção de Água para Reutilização – ApR, com muitos bons exemplos e onde estão gizadas importantes metas, em articulação com os municípios, agricultores e indústrias.

O uso eficiente da água remete para mudanças de comportamentos, que se alinhem com o valor da água, onde todos somos atores relevantes. A EPAL dedica particular importância à sensibilização e educação ambiental, promovendo junto de várias instituições, protocolos para o uso da água da torneira, sensibilizando para a importância de gerir melhor a água, em todos os níveis escolares e de forma transversal com agentes económicos e sociais.

Um bom nível de qualidade de serviço determina recursos humanos muito especializados, capacitados e qualificados e a EPAL através da Academia das Águas Livres tem estado empenhada em reforçar formação especializada e orientada para o setor da água. A qualidade da sua oferta formativa tem por base uma reconhecida qualidade dos formadores e um ambiente empresarial que liga a formação às necessidades das entidades gestoras dos serviços de águas.

A relação com os clientes dos serviços de água contribui para um ambiente empresarial com maior propósito. Em 2023 a EPAL viu reconhecida a sua atenção aos clientes com a atribuição do prémio Best European Customer Experience relativo ao 1º lugar no índice experiência do cliente.

A EPAL tem no Museu da Água um importante veículo para a promoção de um conjunto de iniciativas que, por um lado, concretizam a salvaguarda de relevante património e, ao mesmo tempo, interagem com a comunidade, particularmente escolar, em projetos que visam criar gerações futuras mais preparadas para valorizar a água e para o uso eficiente da água. Em 2023 o Museu da Água conheceu o maior número de visitantes da sua história, em todos os segmentos.

O Dia Nacional da Água constitui um momento de especial foco à temática da gestão do recurso ÁGUA e, por isso, na EPAL, vamos sinalizar a data com uma sessão interna dedicada a apresentação de projetos do ConcursoEPALin, que distingue projetos de inovação apresentados pelos seus quadros e com o Instituto Superior Técnico será assinado protocolo para a promoção da Água da torneira, para além do encerramento das atividades do Pátio da Água.

Os períodos de escassez determinam, muitas vezes, uma redução da qualidade da água nas origens e determinam níveis de tratamento e monitorização mais complexos, mas a EPAL está dotada de meios laboratoriais e operacionais que asseguram elevados padrões de qualidade de água, com reconhecimento nacional e internacional.

Em 2023 a EPAL viu reconhecida essa qualidade com a atribuição, pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, do “Prémio Excelência” do setor do abastecimento de água, e com os Selos de qualidade 2023 de “Uso eficiente da água”, e “Serviços de abastecimento de água ao consumidor”.

Na EPAL temos uma equipa muito orientada para o valor económico, ambiental e social da água e essa é a melhor garantia de uma permanente reflexão e ação para ultrapassar desafios e assegurar sustentabilidade.

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