A onda coreana está bem presente em Portugal

Cheguei a Lisboa há três meses. Os meus amigos felicitaram-me pela minha nomeação como embaixador em Portugal e fiquei verdadeiramente surpreendido com a quantidade de coisas que sabiam sobre Portugal. Conheciam as obras de José Saramago, recomendaram o filme Comboio Nocturno Para Lisboa, falaram do clima maravilhoso. Lembravam-se também das incríveis iguarias, de variados vinhos de grande qualidade e, sobretudo, da simpatia das pessoas.

Estive em Lisboa, em 2009, numa viagem de negócios e, comparando com as recordações da altura, o ambiente é muito mais dinâmico. Já houve várias pessoas que me disseram, com entusiasmo, que estavam a estudar coreano por conta própria. Num café, em Cascais, um jovem estudante mostrou alguma familiaridade depois de ter percebido que o meu guia de viagem estava escrito em coreano. Outras pessoas contam-me como os seus filhos ou sobrinhos são fãs de K-pop, com um tom entusiasmado como se eles próprios fossem fãs.

Ao perceber a popularidade da cultura coreana junto dos portugueses, demonstrada pelo interesse por K-pop, séries de televisão, filmes, comida, taekwondo e língua coreana, fico muito feliz e grato.

No ano passado, a Coreia do Sul e Portugal comemoraram 60 anos de relações diplomáticas e a nossa Embaixada conseguiu levar a cabo, com sucesso, uma série de eventos culturais em todo o país, como a mostra de filmes coreanos, aulas de K-pop e um Concurso de Gastronomia Coreana, entre outros. Apesar de um longo período fora do normal devido à pandemia, foi possível perceber a popularidade da cultura coreana.

Este ano, a Embaixada está também a preparar vários eventos culturais. Em primeiro lugar, no passado dia 25 de junho, realizou-se a 2.ª edição da Taça do Embaixador da República da Coreia de Taekwondo no Seixal e o pavilhão encheu-se com mais de 250 atletas, oriundos de mais de 30 clubes de taekwondo a nível nacional e seus familiares. As crianças e jovens, que aprendem naturalmente coreano enquanto praticam taekwondo, vieram cumprimentar-me em coreano dizendo an-nyeong-ha-se-yo, o que me fez pensar que valeu mesmo a pena ter praticado a leitura do meu discurso de abertura em português, vezes sem conta, ainda que não tenha conseguido expressar tudo o que gostaria, por ter começado a aprender português há pouco tempo. Os dois atletas com o melhor desempenho vão participar na Final da Taça do Embaixador, que vai ter lugar na Coreia em outubro deste ano. Espero que a oportunidade de visitar o país onde nasceu esta arte marcial lhes traga uma experiência inesquecível.

Neste dia 2 de julho, realiza-se a Festa da Cultura Coreana onde os visitantes podem vivenciar a diversidade da cultura coreana, do taekwondo ao traje tradicional hanbok (os visitantes poderão experimentá-lo), passando pela comida coreana, K-beauty, alfabeto coreano hangeul, contos folclóricos, jogos tradicionais (que se tornaram conhecidos através da famosa série Squid Game, mas com um desfecho mais feliz!) e muito mais.

No mesmo dia, realiza-se também o K-Pop Festival Portugal. Ouvi dizer que existem muitos grupos de fãs de K-pop em Portugal e este encontro, onde 14 participantes estarão em palco a dançar e cantar, é sem dúvida um dos eventos mais esperados pelos fãs. O vencedor poderá viajar para a Coreia para participar no K-pop World Festival em outubro. Os coreanos são um povo que ama a música e é na música e dança tradicionais que se encontram as bases do K-pop. No dia do evento, o público vai poder assistir a um espetáculo de dança tradicional e a um concerto do instrumento tradicional gayageum.

No Mundial de Futebol deste ano, no Qatar, a seleção coreana liderada por Paulo Bento ficou colocada no mesmo grupo da seleção portuguesa. Independentemente do resultado, será uma oportunidade para aumentar o interesse dos coreanos por Portugal e vice-versa. No futuro, continuarei a fazer os meus melhores esforços para fomentar uma maior aproximação da Coreia e da cultura coreana aos portugueses, bem como para promover a cultura portuguesa e Portugal junto dos coreanos. O meu objetivo em Portugal é expandir o conhecimento mútuo e criar uma relação mais próxima entre os povos coreano e português.

Embaixador da República da Coreia em Portugal

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG