A metamorfose da não-imagem

Imago é a designação científica para a forma final de um animal sujeito a uma metamorfose. As fases imediatamente anteriores, neste processo de metamorfose, são larva e pupa. Metaforicamente, a larva personifica o processo de transformação e a pupa é o momento de inatividade até que a imago seja consumada.

Imago é também sinónimo de imagem, e é esta metamorfose que está posta em causa, porque no fim a imagem consumada não existe. O caminho que a larva e a pupa percorrem até serem imago não assenta em processos de transformação ou mutação, mas sim num processo de combinação. É uma imagem algorítmica. Existe, mas não subsiste.

A imagem tem o poder de nos dar uma história, um cenário. Mesmo não estando lá, o cenário constrói-se no nosso imaginário.

Cenários bons ou maus, na realidade pouco importam, pois, o propósito foi cumprido: a imagem atira-nos para um destino que é já ali e, ao mesmo tempo, parece difícil de alcançar. Muitas vezes até, difícil de aceitar.

Mas agora já não é bem assim. Ou se calhar é, mas de maneira diferente porque no fim do processo a imagem nasce na mesma.

Goste-se ou não, esta era das novas imagens faz-nos ver de forma inexistente e existir num mundo ausente.

As novas estéticas visuais, digitais, e agora adivinhatórias, vão dar lugar a ambientes imaginados, definhados ou idílicos, com ou sem vida, questionando a humanidade tecnológica, questionando a dimensão do objeto vivo, questionando o nosso futuro e até, o nosso presente.

Vamos ser transportados para futuros imaginários onde as máquinas poderão ganhar um sentido para a vida, onde há humanos que se automatizam, mas que também aniquilam a alma.

Há imagens que são suficientemente próximas para nos projetarmos para lá e ao mesmo tempo, perigosamente longínquas para serem questionadas nas suas dimensões humana e tecnológica.

As imagens são o início! Não são fechadas em si próprias, mas passam a ser comuns, só que ao mesmo tempo vorazes, neste novo mundo das falsas metamorfoses da imagem.


Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG