25 anos a cuidar da saúde visual dos portugueses

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria celebra 25 anos. É um marco importante que demonstra e consolida o compromisso da APLO na prestação de serviços à saúde pública da visão. A dedicação na prestação de cuidados para a saúde da visão de qualidade e segurança para a população, que caracteriza a nobre profissão de optometrista.

Há 26 anos os primeiros Optometristas portugueses concluíam as suas licenciaturas nas universidades públicas do Minho e da Beira Interior e iniciavam a sua carreira de prestação de cuidados para a saúde da visão à população, num contexto de desconhecimento público sobre a sua profissão. Era por demais evidente a ausência de qualquer fórum de representação e/ou discussão que promovesse a organização e desenvolvimento dos assuntos profissionais e, conferisse à classe profissional a visão e missão, com a dignidade e a nobreza que lhe são devidas.

Era necessário uma organização que unisse os optometristas apontasse o rumo, enunciasse os princípios de regência da profissão e protegesse os Optometristas de todas as influências negativas e da predação dos interesses económicos.

A optometria, como profissão nobre que é, tem como objetivo cuidar da saúde da visão. Como optometristas, presta cuidados para a saúde da visão incluindo prevenção, diagnóstico, terapêutica e reabilitação das condições da saúde da visão e contribuí para a melhoria da qualidade e igualdade de oportunidades da vida de todos. Reconhecendo a visão como um dos sentidos mais importantes do ser humano e as condições que afetam a visão como das mais prevalentes em saúde, é evidente porque a profissão de optometrista é tão relevante e necessária.

Ao longo dos anos, a Associação de Profissionais Licenciado de Optometria está na linha da frente da defesa da saúde pública e dos direitos dos utentes a mais e melhores cuidados para a saúde da visão. Tem-se empenhado em representar e defender os interesses da optometria, além de promover a valorização e reconhecimento da profissão perante a sociedade e as autoridades reguladoras. Seja por meio de iniciativas de âmbito legislativo, interação com os decisores políticos nacionais da saúde da visão, informando o público, desenvolvendo atividades e eventos, a APLO tem sido uma referência nacional e internacional para os utentes e os optometristas, fornecendo-lhes literacia para a saúde da visão, informação, educação e apoio profissional.

Toda esta atividade e empenho resultaram, em dezembro passado, no reconhecimento mais elevado que uma Associação pode obter: a declaração de entidade de utilidade pública. É um reconhecimento devido aos 1.449 Membros da APLO, aos 2 milhões de consultas que realizam anualmente e a todo o serviço prestado ao serviço da sociedade portuguesa e mundial.

Ao longo dos últimos 25 anos em Portugal e 250 anos no mundo, a profissão de optometrista progrediu significativamente, afirmando-se como uma profissão cada vez mais reconhecida e respeitada em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia e a evolução dos conhecimentos científicos, a optometria tem-se expandido para além dos cuidados para a saúde da visão básicos e, tem assumido um papel importante no diagnóstico e tratamento de diversas condições da saúde da visão e sistémicas.

É certo que nos próximos 25 anos, a APLO continuará a liderar a luta pelo acesso universal aos cuidados para a saúde da visão, em cooperação com o Ministério da Saúde e outros profissionais da saúde. Num mundo onde a visão desempenha um papel central na aprendizagem, desenvolvimento, produtividade e autonomia nas crianças, adultos e idosos, a profissão de Optometrista é cada vez mais indispensável e prestará serviços cada vez mais especializados e personalizados para nossos pacientes.

Raúl de Sousa - Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria - Entidade de Utilidade Pública

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG