2025: um ano de celebrações e resultados na relação Brasil-Portugal

Publicado a

Hoje celebramos um ano do lançamento do Diário de Notícias Brasil, a seção de um dos jornais mais antigos de Portugal, o Diário de Notícias, voltada à comunidade brasileira. Nesse primeiro ano, o DN Brasil se consolidou como um dos principais jornais voltados à comunidade brasileira em Portugal, prestando informações de grande valia, não apenas para os brasileiros que aqui residem, mas para a comunidade de imigrantes de modo geral, aumentando de forma expressiva seu número de seguidores e leitores e cumprindo o papel de informar, de maneira séria e objetiva. Dessa forma, o DN Brasil tem sido um dos elementos catalisadores para a integração da comunidade brasileira à sociedade portuguesa.

Neste ano de 2025, celebramos também o Bicentenário do Estabelecimento de Relações Diplomáticas entre Brasil e Portugal, que teve como pontapé inicial uma histórica Cimeira bilateral, em Brasília, em 19 de fevereiro passado, marcada pela assinatura de 19 acordos e uma extensa Declaração Conjunta, reflexos da densidade do nosso relacionamento e de nossas visões convergentes sobre os desafios globais compartilhados.

O ritmo intenso do processo de preparação à Cimeira Brasil-Portugal, nos meses que a antecederam, não abrandou desde então, tendo sido realizados múltiplas atividades e anúncios importantes na sequência da Cúpula.

Em março, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, a tradicional participação brasileira na feira teve como destaque a inauguração do escritório da Embratur nesta capital, que passou a funcionar nas dependências da representação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, aberta em dezembro passado. A decisão da Embratur de contar com escritório em Lisboa reflete o crescimento da importância de Portugal como mercado emissor de turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

Em junho, o Brasil participou com estande institucional da Feira Nacional de Agricultura (FNA), em Santarém, a principal do setor em Portugal. O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, veio a Portugal especialmente para o evento e teve a oportunidade de visitar importantes empreendimentos agrícolas na região do Alentejo.

Tive a satisfação de oferecer jantar ao ministro Fávaro e ao ministro da Agricultura e Mar de Portugal, José Manuel Fernandes, ocasião em que celebramos o crescimento consistente das nossas trocais comerciais agrícolas e constatamos uma vez mais as visões convergentes de nossos países sobre a importância da entrada em vigor do Acordo MERCOSUL-União Europeia, sobretudo no atual contexto internacional de crescente protecionismo e unilateralismo comercial.

A Embaixada participou, de 4 a 22 de junho, da 95.ª Feira do Livro de Lisboa com o já tradicional Pavilhão Brasil. Na edição deste ano, observou-se crescente interesse de editoras que publicam autores brasileiros em participar do nosso pavilhão, e foi possível dobrar o espaço dedicado à literatura infanto-juvenil.

Ainda neste mês de junho, tivemos nova notícia positiva numa das frentes de maior dinamismo da cooperação bilateral: nossa parceria na indústria aeronáutica. Portugal anunciou que exercerá a opção de compra de uma unidade adicional do KC-390, prevista no contrato assinado com a Embraer em 2019, envolvendo inicialmente cinco aeronaves. O anúncio eleva, assim, para seis os KC-390 que irão compor a frota da Força Aérea Portuguesa (FAP).

A decisão de outros países da OTAN de acompanhar a opção de Portugal pela aeronave da Embraer se traduz em importantes benefícios para a indústria aeronáutica portuguesa, que produz partes do avião cargueiro na OGMA e no Parque Industrial de Évora.

Neste semestre, também continuamos a acompanhar com atenção os desdobramentos das discussões em torno da política migratória portuguesa, que tem reflexos importantes para a expressiva comunidade brasileira residente neste país. Tanto na Cimeira Brasil-Portugal como nos contatos que temos mantido a respeito com nossos interlocutores no governo português, as autoridades locais reconhecem a valiosa contribuição dada pelos brasileiros aqui residentes à economia e à sociedade de Portugal. Nesse sentido, temos defendido a importância de avançar na regularização migratória e na emissão ou renovação das autorizações de residência para cidadãos brasileiros.

Neste ano marcado por celebrações e resultados importantes na relação Brasil-Portugal, parabenizo o Diário de Notícias e o DN Brasil pela iniciativa de lançamento deste jornal, cuja leitura já se tornou uma parte indispensável do nosso dia a dia e veio somar-se às muitas histórias de sucesso que temos testemunhado no nosso relacionamento.

*Embaixador do Brasil

Diário de Notícias
www.dn.pt