Desafios do futuro da Defesa Nacional em debate na Grande Conferência do DN
O Diário de Notícias organiza no dia 22 de Abril um encontro de alto nível dedicado aos grandes desafios que se colocam à Defesa Nacional, sobretudo nos atuais tempos de grande instabilidade geo-estratégica a nível europeu e mundial.
"Defesa Nacional: Nova Ordem Mundial. Onde estamos, o que temos e do que precisamos!" é o ponto de partida para um dia de debates na Academia Militar, com personalidades de topo do setor público e privado.
A abertura da conferência cabe ao ministro da Defesa, Nuno Melo, e o primeiro keynote será do ex-primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso. O encerramento da conferência toca ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz. No decorrer do encontro, os Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas, do Exército, da Força Aérea e da Armada vão partilhar os seus objetivos para a capacitação do sistema de Forças.
O primeiro painel do evento, com o tema “Onde estamos. A Europa na encruzilhada”, conta com intervenções de Isabel Nunes, diretora do Instituto de Defesa Nacional; de Ana Paula Brandão, diretora adjunta do Centro de Investigação em Ciência Política da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho; do general Luís Valença Pinto, presidente da Eurodefense e Marcos Perestrello, Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO.
O degrau mais alto da hierarquia militar portuguesa compõe o segundo painel da conferência, já que conta com o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, general José Nunes da Fonseca; o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão; o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves e o Chefe de Estado-Maior da Armada, o almirante Nobre de Sousa. Em conjunto vão abordar o tema “O que temos - capacitação do sistema de forças”.
A parte da manhã termina com a apresentação do keynote speaker Daniel Bren, CEO da Armis/Otrio, especializada em cibersegurança.
Na segunda metade da conferência, a investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) Raquel Vaz Pinto fará a sua intervenção como keynote speaker, seguindo-se um painel sobre “Ameaças e Oportunidades. Do que precisamos”. Neste bloco estarão o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, o professor catedrático da Academia Militar José Fontes e André Baptista, co-fundador da Ethiack, uma empresa de hacking ético.
Segue-se um debate sob o tema “Tecnologias Emergentes na Defesa”, com os intervenientes João Gabriel Silva, professor no Instituto Pedro Nunes e Nuno Dias, managing partner da Timestamp. A presença de Sérgio Barbedo, CEO da Thales, ainda está sujeita a confirmação.
No encerramento dos painéis temáticos será discutida a “Indústria Europeia de Defesa, Infraestruturas e Tecnologias de Duplo uso”, com o major-general João Vieira Borges, Coordenador dos Observatório de Segurança e Defesa da SEDES; Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins, da Ordem dos Economistas e Valery Krasowsky, CEO do Sigma Software Group.
A presença no evento requer inscrição prévia.