Desafios do futuro da Defesa Nacional em debate na Grande Conferência do DN

Desafios do futuro da Defesa Nacional em debate na Grande Conferência do DN

Personalidades de topo da hierarquia militar, da política, da indústria de segurança e defesa e da tecnologia debatem os problemas que o sector enfrente num encontro na Academia Militar.
Publicado a

O Diário de Notícias organiza no dia 22 de Abril um encontro de alto nível dedicado aos grandes desafios que se colocam à Defesa Nacional, sobretudo nos atuais tempos de grande instabilidade geo-estratégica a nível europeu e mundial. 

"Defesa Nacional: Nova Ordem Mundial. Onde estamos, o que temos e do que precisamos!" é o ponto de partida para um dia de debates na Academia Militar, com personalidades de topo do setor público e privado.

A abertura da conferência cabe ao ministro da Defesa, Nuno Melo, e o primeiro keynote será do ex-primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso. O encerramento da conferência toca ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz. No decorrer do encontro, os Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas, do Exército, da Força Aérea e da Armada vão partilhar os seus objetivos para a capacitação do sistema de Forças. 

José Manuel Durão Barroso
José Manuel Durão BarrosoTIAGO PETINGA/LUSA

O primeiro painel do evento, com o tema “Onde estamos. A Europa na encruzilhada”, conta com intervenções de Isabel Nunes, diretora do Instituto de Defesa Nacional; de Ana Paula Brandão, diretora adjunta do Centro de Investigação em Ciência Política da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho; do general Luís Valença Pinto, presidente da Eurodefense e Marcos Perestrello, Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO.

O degrau mais alto da hierarquia militar portuguesa compõe o segundo painel da conferência, já que conta com o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, general José Nunes da Fonseca; o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão; o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves e o Chefe de Estado-Maior da Armada, o almirante Nobre de Sousa. Em conjunto vão abordar o tema “O que temos - capacitação do sistema de forças”.

General Nunes da Fonseca
General Nunes da FonsecaFLAD

A parte da manhã termina com a apresentação do keynote speaker Daniel Bren, CEO da Armis/Otrio, especializada em cibersegurança.

Na segunda metade da conferência, a investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) Raquel Vaz Pinto fará a sua intervenção como keynote speaker, seguindo-se um painel sobre “Ameaças e Oportunidades. Do que precisamos”. Neste bloco estarão o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, o professor catedrático da Academia Militar José Fontes e André Baptista, co-fundador da Ethiack, uma empresa de hacking ético.

Segue-se um debate sob o tema “Tecnologias Emergentes na Defesa”, com os intervenientes João Gabriel Silva, professor no Instituto Pedro Nunes e Nuno Dias, managing partner da Timestamp. A presença de Sérgio Barbedo, CEO da Thales, ainda está sujeita a confirmação.

Nuno Melo, ministro da Defesa Nacional.
Nuno Melo, ministro da Defesa Nacional.Reinaldo Rodrigues

No encerramento dos painéis temáticos será discutida a “Indústria Europeia de Defesa, Infraestruturas e Tecnologias de Duplo uso”, com o major-general João Vieira Borges, Coordenador dos Observatório de Segurança e Defesa da SEDES; Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins, da Ordem dos Economistas e Valery Krasowsky, CEO do Sigma Software Group.

A presença no evento requer inscrição prévia.

Diário de Notícias
www.dn.pt