Vulcão de Fuego na Guatemala expele cinzas a cinco mil metros de altura
O vulcão de Fuego da Guatemala, a cerca de 50 quilómetros da capital, aumentou na terça-feira a sua atividade com 12 explosões por hora, gerando uma coluna de cinza de 5 mil metros de altura acima do nível do mar.
Segundo um boletim especial emitido pelo Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), as explosões, fracas, moderadas e fortes, espalham cinzas até cerca de 20 quilómetros de distância para leste e nordeste, de acordo com a direção do vento, as autoridades estão alerta para tomarem as precauções necessárias.
Devido à direção do vento e à intensidade das explosões, caíram partículas finas na cidade colonial La Antigua, em Alotenango, Villa Nueva e San Miguel Petapa.
Devido às alterações "no comportamento eruptivo do vulcão e à variação do vento não se descarta a possibilidade de esta atividade continuar e gerar a queda de cinzas a maior distância", alerta o Insivumeh.
O vulcão, de 3.763 metros de altura, está situado entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, e este ano já registou dez erupções.
Fuego e Santiaguito, junto a Pacaya, com 2.252 metros de altura e localizado no departamento de Escuintla, são os vulcões mais ativos dos 32 do país centro-americano.