Turquia envia tanques e maquinaria pesada para a Síria

Artilharia turca está a bombardear posições próximas dos 'jihadistas' do Estado Islâmico
Publicado a
Atualizado a

O exército turco enviou 20 tanques para o noroeste da Síria, cinco blindados de transportes, camiões e maquinaria pesada, enquanto a artilharia turca bombardeia posições próximas dos jihadistas do Estado Islâmico (EI), informou hoje o diário Hürriyet.

Os tanques cruzaram a fronteira a partir do distrito de Elbeyli, na província de Kilis, que se encontra próxima da localidade síria de Al Rai, segundo a mesma fonte.

Até ao momento, os blindados tinham entrado na Síria pela localidade turca de Karkamis, situada frente a Jarablus, uma cidade síria que foi tomada pelo EI a poucas horas do início da ofensiva turca, com forças aliadas locais, no passado dia 24 de agosto.

O diário Sabah refere, por seu turno, que Al Rai encontra-se a oeste de Jarablus e o objetivo é o de, a partir daí, ligar ambos os territórios para desalojar os jihadistas da fronteira turca.

No momento em que os tanques cruzavam a fronteira, três foguetes Katyusha lançados a partir do território sírio controlado pelo EI atingiram o centro da cidade de Kilis, capital da província turca.

Este ataque não causou feridos e a artilharia turca bombardeou a zona a partir da qual foram lançados os mísseis e destruiu duas posições do EI, segundo fontes militares citadas pela CNNTürk.

Desde janeiro, 21 cidadãos turcos foram mortos nessa cidade em ataques com foguetes lançados por jihadistas e um dos objetivos da operação militar turca, batizada "Escudo de Eufrates", é expulsar os extremistas do EI das suas fronteiras.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt