Trump sugere maior investimento na reforma do sistema de saúde

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu no domingo a possibilidade de investir mais dinheiro na reforma do sistema de saúde que os republicanos impulsionam para substituir o 'Obamacare', atualmente em debate no Senado.

"Sugiro que acrescentemos mais dólares ao sistema de saúde e o tornemos no melhor que existe", escreveu Trump, na sua conta na rede social Twitter, na noite de domingo.

A reforma do sistema de saúde, assinada em 2010, pelo seu antecessor, Barack Obama, e popularmente conhecida como 'Obamacare', "está morta", salientou Trump.

"Os republicanos farão muito melhor as coisas!", exclamou.

A proposta de Trump é considerada estranha, dado que os republicanos criticaram o 'Obamacare' durante anos em parte precisamente por entenderem que provocava demasiados gastos ao Governo.

A Câmara dos Representantes, de maioria republicana, adotou, no início do mês, após várias semanas de negociação na bancada republicana e duas tentativas falhadas, um texto de revogação e substituição da emblemática lei de Barack Obama sobre a saúde, o que constituiu uma vitória para o atual Presidente norte-americano, Donald Trump.

Dias depois de o diploma subir à câmara alta, também de maioria republicana, um grupo de senadores democratas pediu aos líderes republicanos para abandonarem a revogação do 'Obamacare', propondo um diálogo político sobre eventuais melhorias da atual lei.

O apelo foi feito numa carta assinada pelos 46 representantes democratas no Senado e por dois senadores independentes que geralmente votam ao lado do Partido Democrata.

Na missiva, os senadores democratas apelam aos líderes do Partido Republicano para abandonarem os seus esforços para revogar o 'Obamacare' e afirmam que, caso isso aconteça, estão disponíveis para ajudar "a melhorar o sistema de saúde para todos os americanos", reiterando que o texto aprovado na Câmara dos Representantes coloca em perigo a assistência médica de cerca de 24 milhões de americanos.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG