Trump e Sanders à frente nas sondagens no New Hampshire

Realizam-se hoje as primárias neste Estado americano, depois da realização do caucus no Iowa, onde ganharam Cruz e Clinton

O magnata Donald Trump e o senador Bernie Sanders deverão ganhar a votação de hoje no estado americano do New Hampshire, no âmbito do processo de escolha dos candidatos à Presidência dos EUA, segundo uma sondagem divulgada pela CNN.

Trump, que aspira a ser o candidato nomeado pelo Partido Republicano, recolhe, nesta sondagem, 31% dos votos, surgindo em segundo lugar o senador Marco Rubio, com 17%.

O também senador Ted Cruz aparece no terceiro lugar, com 14%, e na quarta e quinta posição está o governador do Ohio, John Kasich, com 10%, e o antigo governador da Florida Jeb Bush, com 7%, respetivamente.

Do lado do Partido Democrata, em que só já restam dois candidatos, o senador Bernie Sanders obtém na mesma sondagem 61% dos votos, enquanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton recolhe 25%.

A sondagem divulgada pela cadeia de televisão CNN foi feita pela Universidade de New Hampshire com base em 887 entrevistas telefónicas realizadas entre 4 e 8 de fevereiro. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais no caso dos republicanos e 5,1 no dos democratas.

O processo eleitoral para as presidenciais americanas deste ano arrancou a 1 de fevereiro no Iowa. No caso dos democratas, Hillary Clinton venceu o senador Bernie Sanders na eleição de delegados do Iowa, mas por uma margem mínima, uma vez que obteve 49,86%, a muito pouca distância dos 49,57% do seu adversário político.

No que respeita ao caucus republicano, o senador Ted Cruz, de ascendência cubana, ganhou ao bilionário Donald Trump, mas a grande surpresa foi Marco Rubio, também de origem cubana, ter ficado em terceiro lugar a apenas um ponto do magnata.

O facto de o Estado de New Hampshire ser o primeiro a organizar primárias após o caucus de Iowa confere-lhe uma importância particular, porque representa, tradicionalmente, a tendência de quem serão os escolhidos das duas formações partidárias.

Após uma verdadeira maratona eleitoral, a eleição do próximo Presidente dos Estados Unidos, o 45.º da história americana e o sucessor de Barack Obama, está agendada para 8 de novembro deste ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG