Trump diz que Partido Republicano manipula primárias para o prejudicar

Trump garante que o Comité Nacional Republicano não o quer como candidato à Casa Branca
Publicado a
Atualizado a

O aspirante à presidência dos EUA Donald Trump disse na terça-feira que o Partido Republicano está manipular as primárias para o prejudicar, após a distribuição de delegados no Louisiana e Colorado.

Num encontro com votantes do estado de Nova Iorque (o próximo a ir às urnas) transmitido pelo canal CNN, Trump disse conhecer as normas que regem as primárias, mas apontou estar convencido de que estão a ser manipuladas pelo aparelho do partido para o prejudicar.

"Mudaram as regras há uns meses porque viram que eu estava a ir bem [nas sondagens] e não lhes agradou", afirmou o magnata do imobiliário, que lidera atualmente a corrida à nomeação republicana.

Cada estado dos Estados Unidos tem as suas próprias regras para organizar primárias ou 'caucus' (assembleias populares) e distribuir os delegados que na convenção nacional de julho elegerão o candidato do partido nas eleições presidenciais de novembro.

[artigo:5101929]

No Louisiana, estado do sul do país, Trump ganhou por uma pequena margem, contudo, o seu rival Ted Cruz acabou por levar a maioria dos delegados em jogo.

Já o Colorado não realizou primárias, mas uma convenção estatal do partido, na semana passada, em que foram eleitos os delegados à convenção republicana e todos (34) foram para Cruz.

Trump afirmou que o Partido Republicano está "100% controlado" pelo Comité Nacional Republicano (o órgão da direção) e que este não o quer como candidato à Casa Branca.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt