Trump continua a liderar, Clinton vence Sanders e Rubio desiste

Jornada eleitoral desta terça-feira terminou com quatro vitórias para Hillary e três para Trump

O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton venceram a maioria das primárias das presidenciais norte-americanas que decorreram na terça-feira, incluindo na Florida, considerado um estado estratégico neste processo.

A vitória de Donald Trump na Florida levou mesmo Marco Rubio, senador por este estado, a retirar-se da corrida à Casa Branca: a votação na Florida é importante porque o vencedor das primárias do Partido Republicano elege todos os delegados deste estado.

No Missouri, a votação terminou sem vencedores claros, tanto no lado democrata como no republicano, podendo haver recontagem de votos. Com 100% dos votos contados naquele estado no centro dos EUA, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton impôs-se ao seu adversário nas primárias democratas - o senador Bernie Sanders - por apenas 1500 votos, enquanto no lado dos republicanos o magnata Donald Trump ganhou a Ted Cruz por uma diferença similar, de 1600 votos.

São margens tão estreitas que os aspirantes a candidatos podem pedir a recontagem dos votos e nenhum meio de comunicação social norte-americano avançou uma projeção do vencedor durante a madrugada de hoje.

Para fins práticos, no lado democrata acaba por não ser assim tão importante saber quem é o vencedor final, já que os 71 delegados deste estado (que devem apoiar candidatos na convenção do partido em julho) são distribuídos proporcionalmente.

É provável que os delegados em jogo se dividam praticamente a meio entre Clinton e Sanders, embora uma vitória do senador independente tivesse uma carga simbólica numa noite que não lhe foi favorável, já que perdeu nos restantes quatro estados que foram a votos na terça-feira.

Já no lado dos republicanos, saber quem é o vencedor final no Missouri tem importância, já que este leva automaticamente uma parte dos 52 delegados que correspondem ao estado. O resto dos delegados será distribuído em função dos vencedores de cada distrito, pelo que poderão passar alguns dias até serem atribuídos em definitivo.

Além do Missouri, a jornada eleitoral das primárias desta terça-feira nos Estados Unidos terminou com quatro vitórias para Clinton (Florida, Ohio, Carolina do Norte e Illinois), três para Trump (Florida, Illionois e Carolina do Norte) e uma para o governador republicano do Ohio, John Kasich, que ganhou no seu próprio estado.

As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para novembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG