Toblerone ficou mais pequeno e britânicos revoltados culpam o brexit

Britânicos queixam-se nas redes sociais e usam Toblerone como exemplo de como o Brexit vai alterar a qualidade de vida no Reino Unido

Não foi uma grande mudança, mas foi o suficiente para irritar os consumidores britânicos. O chocolate Toblerone vendido no Reino Unido tem agora um espaço maior entre os triângulos e pesa menos, uma mudança que está a ser duramente criticada pelos clientes.

Na prática, os pacotes de chocolate suíço estão mais leves. O pacote de 400 gramas passou para 360 gramas e o de 170 gramas pesa agora 150 gramas. No entanto, nem o preço nem o tamanho da embalagem diminuíram, o que quer dizer que há mais espaço entre os triângulos de chocolate, que são a imagem de marca do Toblerone.

A alteração feita pela empresa Mondelez International, que produz as marcas Toblerone e Cadbury, deveu-se a uma necessidade de reduzir os custos.

"Como muitas outras empresas, estamos a enfrentar custos mais altos de alguns produtos", lê-se no comunicado da Toblerone publicado no Facebook, no mês passado. "Nós suportámos estes custos pelo máximo de tempo possível, mas para garantir que o Toblerone continua nas prateleiras, é acessível e mantém a forma triangular, tivemos de reduzir o peso de duas das nossas barras no Reino Unido".

A Toblerone confirmou depois ao Daily Mail que o aumento de custos deveu-se à subida do preço do cacau. O preço deste ingrediente no Reino Unido aumentou para valores que não eram vistos desde 1977, dias após o referendo sobre a permanência na União Europeia.

Nas redes sociais, os utilizadores britânicos dizem que esta foi a mais dura e inesperada consequência da decisão tomada no referendo e criaram a hashtag "Toblerone Gate".

São várias as pessoas que protestam e alguns defendem que a marca devia ter apenas aumentado o preço. "Primeiro o brexit, e agora isto", escreveu o comediante britânico Ricky Gervais no Twitter.

Outra utilizadora usou o Toblerone como um exemplo de como o brexit vai destruir a qualidade de vida dos britânicos e outra disse ainda que a alteração ao chocolate suíço é pior do que a vitória de Trump nas eleições americanas.

Há ainda quem preveja que no futuro o Toblerone continue a desapontar os clientes.

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