Steven Seagal multado em quase 300 mil euros por promover criptomoeda

O ator de filmes de ação promoveu nas redes sociais o investimento numa criptomoeda e ocultou que estava a ser pago para o fazer. Os reguladores americanos aplicaram uma multa pesada.
Publicado a

Os reguladores do mercado de valores mobiliários dos EUA anunciaram esta quinta-feira que multaram o ator Steven Seagal e suspenderam-no de fazer promoções de investimentos devido a acusações de que Seagal vendeu um produto de criptomoeda sem divulgar que estava a receber uma compensação para o fazer.

O ator apresentou a oferta inicial de moedas, Bitcoiin2Gen, nas redes sociais, pedindo aos seguidores para não perderem um investimento considerado a "próxima geração de Bitcoin", afirmou a Comissão de Valores Mobiliários em comunicado.

Mas Seagal, 67 anos, não revelou que lhe tinham sido prometidos 250.000 dólares [227 mil euros] em dinheiro e 750.000 dólares [682 mil euros] em tokens, como pagamento em troca da divulgação da criptomoeda junto dos seus 107 mil seguidores no Twitter e 6,7 milhões no Facebook.

As ações desrespeitaram uma lei de valores mobiliários que exige que as pessoas divulguem se vão ter uma compensação, segundo a comissão.

"Estes investidores tinham o direito de saber sobre os pagamentos que Seagal recebeu para que pudessem decidir se poderia ser tendencioso", disse Kristina Littman, chefe da Cyber Unidade da divisão de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários.

O órgão regulador dos EUA ordenou que Seagal pague 314.000 dólares [286 mil euros] em multas e impediu-o de movimentar títulos por três anos.

Seagal, um grande apoiante do presidente russo Vladimir Putin, não é a primeira celebridade a enfrentar sanções dos reguladores americanos por negócios com criptomoedas.

Em novembro de 2018, a Comissão de Valores Mobiliários anunciou acusações contra o boxeur Floyd Mayweather e o produtor musical Khaled Khaled, conhecido como DJ Khaled, pela promoção da Centra Tech, outro investimento em criptomoeda.

Diário de Notícias
www.dn.pt