Sogro e cunhado do traficante mexicano "El Chapo" condenados a dez anos de prisão

O sogro e um cunhado do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán foram condenados, na sexta-feira, a uma pena de dez anos de prisão por tráfico de droga, informou a procuradoria-geral da República do México.
Publicado a
Atualizado a

O sogro de "El Chapo", Coronel Barreras, de 48 anos, foi condenado a dez anos, cinco meses e nove dias de cadeia por crimes relacionados com o narcotráfico e porte de armas de fogo de uso reservado às Forças Armadas; enquanto o cunhado Omar Coronel, de 28 anos, foi sentenciado a dez anos e três meses pelos mesmos delitos, segundo indicou, em comunicado, a procuradoria.

"El Chapo" foi extraditado para os Estados Unidos em 19 de janeiro, o último dia da Administração do Presidente Barack Obama.

As autoridades mexicanas detiveram, em 30 de abril de 2013, o sogro e cunhado de "El Chapo", na cidade de Agua Prieta, apreendendo ainda cinco veículos, diversas armas de fogo de diferentes calibres e 32 pacotes de marijuana, indicou a Procuradoria.

Coronel Barreras, considerado um dos principais operadores de "El Chapo", dedicava-se à produção de marijuana na Serra de Durango, noroeste do México, para o seu armazenamento e transporte do estado de Sonora para o Arizona (Estados Unidos).

Meses antes da detenção, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos incluiu Coronel Barreras na lista de indivíduos, cujos bens sob jurisdição norte-americana deviam ser congelados, proibindo qualquer transação comercial ou financeira com este por cooperar na rede de tráfico de droga de "El Chapo".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt