Secretário de Estado dos EUA diz que brexit pode não acontecer
John Kerry considera que "há uma série de maneiras" possíveis para reverter a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou, na terça-feira, que o "Brexit" pode nunca vir a ser implementado e que Londres não tem pressa para sair da União Europeia.
Falando um dia depois das conversações com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o chefe da diplomacia norte-americana afirmou que o ainda líder se sente "incapaz" de negociar uma saída que não deseja.
"Este é um divórcio muito complicado", observou Kerry, referindo-se à saída do Reino Unido ("Brexit"), opção escolhida pelos britânicos no referendo da semana passada.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Kerry, que visitou Downing Street na segunda-feira, afirmou que Cameron abominava invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, um gesto que ativaria um calendário de dois anos para a saída do Reino Unido do bloco.
Londres não pretende ficar encurralada no final desse período sem um novo acordo de associação e ser forçada a sair da União Europeia sem um, explicou Kerry, durante uma conferência em Aspen, Colorado.
Cameron "sente-se impotente -- e eu penso que é justo -- por sair e começar a negociar uma coisa em que ele não acredita e não tem ideia de como fazer", realçou.
Kerry disse também que a maioria das pessoas que votou a favor da saída também não faz ideia como efetivá-la, referindo-se aparentemente aos que fizeram campanha pelo "Brexit" como o antigo presidente da câmara de Londres Boris Johnson.
Questionado por um painel moderador se tal significava que a decisão do "Brexit" poderia ser revertida e se sim de que modo, Kerry respondeu: "Penso que há uma série de maneiras".
"Eu não quero como secretário de Estado mandá-los embora hoje. Penso que seria um erro. Mas há inúmeras formas".