República Checa vai ter outro nome

Os líderes do país já escolheram como o país vai ser chamado.

República Checa é um nome comprido de mais, não cabe nas camisolas de desporto, por exemplo. Por isso, os líderes do país decidiram arranjar-lhe um outro nome. A escolha já está feita: Chéquia.

O nome oficial do país continua a ser República Checa, mas Chéquia será a sua designação curta, tal como Portugal o é para o nome oficial da República Portuguesa ou França para República Francesa.

Chéquia foi aprovado pelo presidente, primeiro-ministro, ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa e líderes parlamentares do país. Seguirá agora para Conselho de Ministros e será depois apresentado às nações Unidas para se tornar nome oficial.

Os apoiantes de Czechia (termo em inglês para Chéquia) recordam que é possível recuar até ao século XIX para o encontrar e que foi apontado como uma alternativa para o nome do país em 1993, aquando da divisão da Checoslováquia em República Checa e Eslováquia (cujo nome oficial é, na verdade, República Eslovaca).

Os opositores ao nome acham-no, além de feio, muito parecido, na língua inglesa, com Chechénia (Chechnya). Já para não falar dos 40 milhões de dólares que foram gastos numa campanha de promoção do país no estrangeiro em termos de turismo.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG