Quer viver em segurança? A Islândia é o lugar para si

Em 163 países, Portugal ocupa o quinto lugar, tendo subido algumas posições. Síria, Sudão do Sul e Iraque são as nações menos seguras do mundo

Islândia, Dinamarca e Áustria são os três países do mundo com nível mais alto de segurança, segundo o Global Peace Index 2016 (GPI). Na décima edição deste ranking, Portugal fica em quinto lugar (em 2015, tinha ocupado a 11.ª posição.)

"Os níveis globais de paz continuam a deteriorar-se a par do alargamento do fosso entre os países mais e menos pacíficos", informa o site do GPI. 81 países conseguiram melhorar o seu desempenho a este nível, embora a situação de 79 nações tenha piorado.

Dos 10 países mais seguros, sete são europeus. Nova Zelândia (4.º), Canadá (8.º) e Japão (9.º) completam o quadro. Espanha (25.º), França (46.º) e Reino Unido (47.º) ocupam lugares menos favoráveis na tabela.

A avaliação dos 163 países incluídos obedeceu a 23 factores agrupados em três categorias principais: nível de proteção e segurança, conflitos internacionais e domésticos e militarização. Cada país recebeu uma nota de 0 a 5, sendo 0 o nível mais próximo da paz.

O terrorismo, os desenvolvimentos nos Médio Oriente e em África, áreas menos pacíficas do mundo, são as principais justificações para a degradação do ambiente global. Síria (163.º), Sudão do Sul (162.º) e Iraque (161.º) são as nações menos seguras do mundo.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG