Queda de neve surpreende em zona tropical na Austrália

O clima tropical de Queensland deu lugar a um nevão. Uma visão "rara", descreve o instituto de meteorologia da Austrália. Este estado do nordeste de Austrália está a ser afetado por uma massa de ar frio

"Há neve em Queensland. Sim, Queensland", escrevia, estupefacta, uma australiana nas redes sociais. Não é para menos. O estado caracterizado por ser solarengo está por estes dias a ser afetado por uma massa de ar frio, proveniente do sul. O clima tropical deu lugar às baixas temperaturas e até à queda de neve, uma visão "rara", descreve o instituto meteorológico australiano.

"É o equivalente a nevar na Florida", escrevia outra internauta nas redes sociais, onde foram foram partilhadas muitas imagens de várias zonas de Queensland, no noroeste do país, cobertas de neve.

As autoridades aconselharam a população a permanecer em casa devido às condições climatéricas adversas, como chuva e ventos fortes. Uma situação pouco habitual neste estado australiano que já tinha testemunhado um fenómeno semelhante, mas não com esta intensidade.

A queda de neve em Queensland, impulsionada pela massa de ar frio que vem do sul, é uma ocorrência pouco habitual numa região com um clima tropical, afirmou o meteorologista Lachlan Stone, citado pela BBC. A última vez que caiu neve neste estado foi em 2015.

De acordo com o serviço de meteorologia, as temperaturas chegaram aos seis graus negativos e as rajadas de vento ultrapassaram os 90 quilómetros por hora numa altura em que está a começar o inverno na Austrália.

Na zona das Blue Mountains (Montanhas Azuis), a oeste de Sydney, a neve atingiu cinco centímetros de altura e várias estradas foram encerradas, com registo de atrasos nos transportes.

Perante as condições adversas, as autoridades pediram aos pescadores e surfistas para que evitem ir esta terça-feira à água, uma vez que está prevista forte ondulação na costa, a sul de Sydney.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG