Quase um terço dos eleitores absteve-se de votar

10,3 milhões de espanhóis não votaram este domingo nas eleições legislativas
Publicado a
Atualizado a

A abstenção das eleições legislativas de Espanha foi de 30,16%, o que significa que cerca de 10,3 milhões de espanhóis decidiram não ir às urnas no domingo.

Para as eleições legislativas deste domingo foram chamados a votar 36,5 milhões de eleitores, dos quais 24.067.438 eleitores foram às urnas, uma afluência de 69,84%.

Segundo os últimos dados do Ministério do Interior, citados pela agência de notícias espanhola Efe, abstiveram-se 10.394.047 eleitores, ou 30,16%, um número ligeiramente inferior à abstenção de 30,33% registada nas eleições de dezembro de 2015.

O Partido Popular (PP), liderado pelo chefe do governo de gestão, Mariano Rajoy, foi o vencedor das eleições em Espanha, sem maioria absoluta, com 137 deputados eleitos, anunciou a comissão eleitoral.

O Partido Socialista (PSOE) ficou em segundo lugar, com 85 lugares no congresso espanhol, enquanto a aliança de esquerda Unidos Podemos elegeu 71 deputados e o partido de centro-direita Ciudadanos conseguiu 32 assentos.

Ainda não é possível prever qual será a coligação que irá permitir uma solução governativa, que não foi possível construir na sequência das últimas eleições, em 20 de dezembro último.

Segunda-feira inicia-se um período de negociações para tentar desbloquear esse impasse político, tendo todos os partidos garantido nos últimos dias da campanha eleitoral que não seria necessário repetir as eleições pela terceira vez.

[artigo:5250791]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt