Estado Islâmico "derrotado" no Iraque

Primeiro-ministro do Iraque anuncia "fim da guerra" no país contra Estado Islâmico

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou hoje "o fim da guerra" levada a cabo pelas forças governamentais nos últimos três anos para eliminar o grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque.

"As nossas forças controlam completamente a fronteira [entre o Iraque e a Síria] e anuncio o fim da guerra contra o 'Daesh', [autoproclamado grupo Estado Islâmico]", disse o responsável político em Bagdade, na abertura de uma conferência organizada pelo sindicato dos jornalistas iraquiano.

"O nosso (...) inimigo (...) queria matar a nossa civilização, mas nós ganhamos graças à nossa unidade e determinação. Vencemo-los em pouco tempo", acrescentou Haider al-Abadi.

O primeiro-ministro reforçou ainda que "a vitória foi conseguida graças à unidade de todos os iraquianos na luta contra um inimigo que pensava" que o povo do Iraque não veria chegar este dia.

Também o subcomandante das forças iraquianas Abdelamir Yarala informou sobre o final da guerra contra o grupo Estado Islâmico depois da recuperação dos últimos territórios que os jihadistas controlavam junto à fronteira com a Síria, nas províncias ocidentais de Nínive e Al Anbar.

Consumou-se a libertação de todos os territórios do Iraque das mãos do Daesh e as nossas forças controlam as fronteiras entre o Iraque e a Síria, desde o posto fronteiriço de Al Walid até Rabía

No verão de 2014, o grupo Estado Islâmico lançou uma ofensiva na Síria e no Iraque, ocupando uma grande parte do território iraquiano, e em 10 de junho desse ano ficou com o controlo de Mosul, a segunda maior cidade do país e o principal núcleo urbano que esteve nas mãos dos jihadistas.

Estado Islâmico chegou a dominar um terço do país e colocou em causa a existência do próprio Estado iraquiano

Ajudadas por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, as forças iraquianas lançaram uma operação militar para recuperar o terreno perdido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG