Colômbia invadir a Venezuela? Mais uma "loucura" de Maduro

Venezuela acusou o Exército da Colômbia de estar a recrutar cidadãos venezuelanos, o que levaria a uma escalada de violência na fronteira partilhada pelos dois países.
Publicado a
Atualizado a

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, classificou no domingo como "loucura" as acusações de que o seu país prepara uma invasão da Venezuela feitas pelo procurador-geral venezuelano, Tarek Saab.

"Estamos habituados a essas expressões, essas loucuras por parte do [presidente venezuelano Nicolás] Maduro e seus funcionários. Esta é outra loucura, passar pela cabeça de alguém que vamos invadir a Venezuela", afirmou Juan Manuel Santos numa entrevista ao canal Uno.

Tarek Saab declarou no dia 12 que a Colômbia "está a planear, nada mais nada menos, que reeditar épocas que já foram ultrapassadas na história da Humanidade, como o bombardeamento militar, a invasão militar, como é a ocupação a sangue e fogo" da Venezuela.

Na passada sexta-feira, o ministro do Interior e Justiça venezuelano, Néstor Reverol, subiu de tom nos protestos, ao acusar o Exército da Colômbia de estar a recrutar cidadãos venezuelanos, o que levará a uma escalada de violência na fronteira partilhada pelos dois países.

O governante disse ter "informações e provas contundentes sobre o recrutamento de cidadãos venezuelanos por parte do Exército colombiano, iniciativa que considerou "grave e perigosa".

Segundo Néstor Reverol, uma vez recrutados, os venezuelanos recebem documentos de identidade colombianos, como o cartão de cidadão, e "são de imediato incorporados no serviço militar obrigatório da Colômbia.

Esta acusação foi igualmente refutada pelo Governo colombiano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt