Porque é que uma foto dos olhos de Donald Trump se tornou viral?

Fotógrafo da AP captou os olhos do presidente americano como nunca antes tinha sido feito.

Esta era mais uma fotografia banal do presidente norte-americano Donald Trump, numa conferência de imprensa, na quarta-feira passada, antes de embarcar no helicóptero Marine One, na Casa Branca, em Washington. Mas quando o fotógrafo Pablo Martinez Monsiváis, da Associated Press, estava a editar a imagem reparou num pormenor interessante: na pupila de Trump estavam refletidos todos os jornalistas que estavam na conferência de imprensa.

Monsiváis colocou esse pormenor no Twitter:

Imediatamente começaram a surgir elogios à fotografia. Alguns comentários sublinhavam a ironia de Trump considerar os jornalistas como "inimigos do povo" mas não conseguir livrar-se deles, ao ponto de os jornalistas estarem na sua cabeça, dentro dos seus olhos! Rapidamente a foto tornou-se viral.

"Sinceramente, eu fiquei muito surpreendido", disse Monsiváis ao site BuzzFeed News, comentando a enorme quantidade de reações e partilhas da imagem. "Decidi publicar a foto antes de sair do trabalho. Afastei-me por algum tempo e quando voltei tudo o que consegui dizer foi uau!!"

Exclusivos