Polémica com Facebook: buscas na Cambridge Analytica

ATUALIZADA: Escritório de Londres da empresa visitada por 18 agentes
Publicado a
Atualizado a

A Cambridge Analytica está esta sexta-feira à noite a ser alvo de buscas na sequência do escândalo da utilização dados de milhões de utilizadores do Facebook sem seu consentimento para disseminar propaganda política.

O supervisor de comunicações britânico, o Information Commissioner's Office (ICO) informou aos media minutos antes da ação ter o mandado judicial de busca em seu poder.

Pouco depois, segundo a BBC, 18 agentes ligados ao ICO entraram nos escritórios em Londres da empresa.

Ainda que tanto a Cambridge Analytica como o Facebook garantam que não fizeram qualquer ato ilegal, a consultora afirma que desde fevereiro do ano passado tem estado em permanente contacto com o ICO.

O presidente executivo da Cambridge Analytica, Alexander Tayler, afirmou ainda que os dados captados do Facebook pela sua empresa foram apagados em 2015, mas que contratrou uma empresa autónoma para fazer uma auditoria aos seus sistemas de forma a que não restem dúvidas de que tal aconteceu.

A líder do ICO, Elizabeth Denham, afirmou já que a investigação em curso se insere num processo mais amplo que visa as campanhas políticas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt