Oregon: líder dos protestos detido em confronto mortífero

Ammon Bundy foi hoje detido pela polícia norte-americana,com o irmão Ryan, e três outros membros do grupo que ocupava uma reserva natural no sudeste do estado de Oregon.

De acordo com o jornal Oregonian, Ammon Bundy, de 40 anos, estava a caminho de um evento comunitário em John Day, Oregon, quando foi parado pelas autoridades. O mesmo jornal diz que o seu irmão, Ryan, foi ferido durante a detenção mas não revelou a identidade da pessoa que foi morta.

O grupo de homens armados ocupa desde dia 2 de janeiro o terreno federal como forma de apoio a dois rancheiros presos em 2012.

Dwight e Steven Hammond, pai e filho, foram condenados a penas curtas de prisão por utilizar fogo para danificar terrenos federais, mas em outubro receberam nova sentença de 5 anos. A decisão irritou ativistas e manifestantes, incluindo os irmãos Bundy.

A milícia armada acusa o governo federal de, durante décadas, se apropriar ilegalmente dos terrenos de rancheiros e exige a libertação imediata de Dwight e Steven Hammond.

A presença, tanto de membros da milícia como de forças policiais, incluindo o FBI, tem deixado os residentes destas área rural nervosos. A comunidade local pediu à milícia que abandonasse os terrenos federais e acusou também as autoridades de terem uma atitude demasiado passiva.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG