O Despertar da Força quebra o recorde dos feiticeiros

O filme da saga mais famosa de ficção científica quebrou no dia da estreia o recorde do último filme de Harry Potter, com receitas a ultrapassarem os 50 milhões de dólares

A estreia do filme Star Wars: O Despertar da Força quebrou um recorde nos cinemas norte-americanos. Segundo a revista Variety, as bilheteiras arrecadaram, só na quinta-feira, 57 milhões de dólares, o equivalente a cerca de 53 milhões de euros. Com este valor o último filme da saga ultrapassou o recorde de 40 milhões de euros conseguido na noite de estreia de Harry Potter e os Talismãs da Morte, parte II.

Os fãs da saga não contiveram a ansiedade e, para além de assistirem à estreia vestidos como as suas personagens favoritas, muitos deles compraram os bilhetes antecipadamente, fazendo com que o filme quebrasse outro recorde da indústria cinematográfica. Até terça-feira já tinham sido vendidos bilhetes no valor de 100 milhões de dólares, 92 milhões de euros.

As expectativas são de que O Despertar da Força renda, apenas durante o primeiro fim de semana de exibição e nos Estados Unidos, mais 210 milhões de dólares. Este recorde, por enquanto, pertence aos filmes Jurassic World, que acumulou 208,4 milhões, e Os Vingadores, lançado em 2012 e que rendeu 207,4 milhões no primeiro fim de semana.

O filme, realizado por J.J. Abrams, estreou a nível nacional nos Estados Unidos da América às 19:00 horas, mas a publicidade e o marketing a nível planetário iniciaram vários meses antes, criando uma onda de antecipação que só poderia resultar num sucesso de bilheteira. A Disney não revelou quanto investiu na divulgação do filme mas a sua produção custou mais de 200 milhões de dólares, 185 milhões de euros.

O filme foi visto pela primeira vez na quinta-feira em 32 países, e ao longo do dia de hoje deverá passar a ser apresentado em outros tantos. Há a possibilidade de ultrapassar os 316 milhões de dólares de receitas, 220 milhões de euros, a nível mundial no fim de semana de estreia, recorde mantido também pelo Jurassic World, lançado em junho.

O Despertar da Força dá seguimento à saga Star Wars contando a história 30 anos depois do filme O Retorno de Jedi. No elenco, os atores Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Lupita Nyong'o e Domhnall Gleeso reavivam o filme que marcou uma geração junto com alguns dos atores originais como Harrison Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher.

Os fãs e amantes de ficção científica mostraram-se satisfeitos com o resultado da produção da Disney e de J.J. Abrams e, em Portugal, a antestreia foi recebida com emoção e altas expectativas. No cinema São Jorge, várias pessoas aplaudiram o filme e deixaram comentários positivos à saída.

Para colocar a cereja no topo do bolo, alguns especialistas e críticos de cinema dizem que é possível que O Despertar da Força, o primeiro filme de Star Wars lançado após uma pausa de dez anos, quebre o recorde de receitas mundiais mantido atualmente por Avatar, com 2,78 mil milhões de dólares, 2,56 mil milhões de euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG