Número diário de mortes volta a subir em Nova Iorque
O número diário de mortes pela covid-19, no estado de Nova Iorque, voltou a subir este sábado, segundo o governador Andrew Cuomo. Foram mais 299 mortes nas últimas 24 horas, mais 10 do que na sexta-feira, o que não deixa de ser um "má notícia", segundo o governador, lembrando que o registo continua muito longe das quase 800 vítimas diárias verificadas na segunda semana de abril.
No total, desde o início da pandemia, morreram no estado de Nova Iorque quase 24 mil pessoas, numa contabilidade que incluiu as vítimas prováveis do novo coronavírus que a cidade de Nova Iorque incluiu na contagem.
Relativamente às últimas mortes, 276 ocorreram nos hospitais e 23 em lares, sendo que a maioria foi na zona da Big Apple, o epicentro da pandemia nos EUA.
Entretanto, o número de novos internados - um dos indicadores que mais interessa às autoridades - continua a descer e baixou até os 831 na última verificação, depois de durante a semana o registo oscilar entre os 900 e mil novos hospitalizados. Cuomo afirmou que está a ser solicitado aos hospitais mais informação sobre os novos doentes para tentar determinar o foco da infeção no meio das fortes medidas de confinamento em vigor.
Na sua conferência de imprensa diária, o governador disponibilizou novos dados sobre os testes de imunidade que estão a ser feitos no estado para, em jeito de pesquisa, ter uma ideia de quantas pessoas foram contaminadas pela covid-19. Com mais de 15 mil testes efetuados, 12,3% das pessoas acusaram positivo, uma percentagem ligeiramente inferior aos 14,9% registados no início da semana, quando estavam feitos 7500 testes.
Na cidade de Nova Iorque, a percentagem de pessoas recuperadas eleva-se a 19,9%, ainda que também menor que os 24,7% registados anteriormente. Dentro da Big Apple, o Bronx apresenta uma taxa especialmente alta, com 27,6% de positivos, enquanto no resto do distrito o registo é sempre inferior a 20%.
Cuomo anunciou ainda que o estado distribuirá de forma gratuita sete milhões de máscaras, centrando-se em locais vulneráveis como lares e nas comunidades mais pobres, atingidas de forma desproporcional pela doença.
As autoridades nova-iorquinas expressaram nos últimos dias a sua preocupação pela possibilidade de com a chegada do bom tempo passar a haver muita gente nas ruas, fazendo disparar os casos se as precauções não forem respeitadas.
Para dar mais espaço aos cidadãos, a cidade de Nova Iorque decidiu fechar hoje ao trânsito várias ruas junto aos parques, antecipando uma medida prevista para ser aplicada na segunda-feira dado o clima agradável previsto para o fim de semana.
Cuomo, em vez de dar a habitual conferência de imprensa em Albany, a capital estatal, compareceu junto dos jornalistas numa central de transportes que visitou para assistir aos trabalhos na primeira pessoa.