Estados Unidos já têm 910 infetados e 28 mortos

Em Portugal, são 41 os casos confirmados, 27 do Norte, dez em Lisboa, dois no Centro e dois no Algarve. Novo despacho estender suspensão de voos a todas as regiões de Itália a partir das 00h00 de 11 de março e até dia 24 . Mais de quatro mil mortes e 114 mil casos confirmados em todo o mundo.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, foi ouvida esta terça-feira no parlamento sobre as medidas de prevenção e de combate ao novo coronavírus, numa altura em que a epidemia está a aumentar. No Reino Unido a secretária de Estado da Saúde está infetada com o coronavírus, enquanto nos EUA o número de infetados subiu mais de 550 num único dia, segundo a AFP, após os testes passarem a ser feitos pelos estados. São agora 910 os doentes.

Esta audição ocorre numa altura em que a epidemia do novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, tem vindo a aumentar e já atinge mais de 110 mil pessoas, com cerca de quatro mil mortes, em mais de 100 países e territórios.

O Instituto Superior Técnico suspendeu esta terça-feira todas as aulas e outras concentrações com mais de 50 pessoas num esforço de contenção da epidemia de Covid-19 em Portugal.

Várias outras universidades portuguesas decidiram suspender as atividades letivas, nomeadamente Universidade do Minho, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa.

A Liga decidiu que serão jogados à porta fechada os jogos de futebol da I e II Liga. Na base desta decisão está o risco de aumento de casos de covid-19, que levou o Governo a recomendar a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5000 pessoas, e de eventos à porta fechada com mais de 1000 participantes, até 3 de abril.

A Comissão Europeia apelou esta terça-feira aos Estados-membros para prosseguirem os seus esforços no sentido de "conter de forma agressiva" o surto do novo coronavírus, sublinhando que "os próximos dias e semanas serão críticos".

A China voltou esta segunda-feira a registar uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, ao mesmo tempo que ocorreram 17 mortes, quase todas na cidade de Wuhan, epicentro da epidemia. O Presidente chinês, Xi Jinping, chegou esta terça-feira à cidade de Wuhan para uma "visita de inspeção", na sua primeira deslocação ao epicentro do surto do Covid-19.

A Coreia do Sul anunciou 131 novos casos e mais três mortes causadas pelo Covid-19 nas últimas 24 horas, registando o menor número de infeções em duas semanas, o que parece indicar uma desaceleração do surto.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG