Morreu Georg Ratzinger, o irmão de Bento XVI

O papa emérito visitou o irmão mais velho a 18 de junho, a sua primeira deslocação para fora do Vaticano desde que renunciou, em 2013.

Georg Ratzinger, o irmão mais velho de Bento XVI, faleceu na Baviera aos 96 anos, mais de duas semanas após a visita surpresa do papa emérito, informou nesta quarta-feira a Santa Sé.

O papa emérito Bento XVI, de 93 anos, viajou a 18 de junho para ver o irmão, já muito debilitado fisicamente, para uma visita de adeus de quatro dias, a sua primeira deslocação ao exterior desde a sua renúncia em 2013.

Os dois irmãos, ambos ordenados sacerdotes no mesmo dia em junho de 1951, eram muito próximos. Georg Ratzinger costumava visitar o irmão no Vaticano.

Na Baviera, o papa emérito também foi ao cemitério onde os pais e a irmã mais velha, Maria, que morreu em 1991, estão sepultados.

Maria cuidou toda a vida de seu irmão Joseph (o futuro papa), seguindo-o até em Roma.

Devido ao seu estado de saúde frágil, Bento XVI viajou na companhia de um médico e uma enfermeira, mas também de seu secretário particular, o arcebispo alemão Georg Gänswein, que agora cuida dele em tempo integral. Nas fotos da viagem, ele apareceu apenas de cadeira de rodas.

Bento XVI sonhava em se aposentar na sua Baviera natal, mas paradoxalmente passou as últimas quatro décadas de sua vida no Vaticano.

Em sete anos de "aposentadoria", o papa alemão deixou os muros do Vaticano por apenas algumas horas para ir ao palácio pontifício de Castel Gandolfo, perto de Roma, em julho de 2019.

Joseph Ratzinger anunciou em latim, em fevereiro de 2013, aos cardeais atordoados que estava renunciando ao trono de Pedro, depois de oito anos de um pontificado minado por uma profunda crise.

O ex-professor de Teologia, que lecionou por 25 anos em universidades alemãs antes de ser nomeado arcebispo de Munique, foi o guardião muito conservador do dogma da Igreja à frente da Congregação para a Doutrina da Fé por mais de um quarto de século em Roma, antes de ser papa por oito anos (2005-2013).

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG