Milhares protestam contra o governo romeno em Bucareste

Manifestação assinala o aniversário da repressão violenta de outro protesto há um ano, que deixou dezenas de feridos.

Milhares de pessoas participaram este sábado numa manifestação em Bucareste contra o Governo de esquerda, concentrando-se em frente à sede do executivo para assinalar o aniversário da repressão violenta de um evento semelhante há um ano.

A repressão dos protestos há um ano fizeram dezenas de feridos, entre os quais cerca de três dezenas de polícias.

Alguns manifestantes erguiam cartazes com slogans como "a corrupção mata", enquanto gritavam apelos à demissão do Governo liderado por Viorica Dancila, reportou a agência Associated Press.

"Queremos que este governo cheio de incompetentes, pessoas corruptas e ladrões se vá embora porque não podemos continuar assim", disse à AP Mihai Munteanu um manifestante residente em Bucareste.

Viorica Dancila assumiu a liderança do Governo em janeiro de 2018 e é a candidata designada pelo Partido Social Democrata da Roménia para enfrentar o chefe de Estado incumbente, Klaus Iohannis, nas presidenciais de novembro.

Exclusivos

Premium

EUA

Elizabeth Warren tem um plano

Donald Trump continua com níveis baixos de aprovação nacional, mas capacidade muito elevada de manter a fidelidade republicana. A oportunidade para travar a reeleição do mais bizarro presidente que a história recente da América revelou existe: entre 55% e 60% dos eleitores garantem que Trump não merece segundo mandato. A chave está em saber se os democratas vão ser capazes de mobilizar para as urnas essa maioria anti-Trump que, para já, é só virtual. Em tempos normais, o centrismo experiente de Joe Biden seria a escolha mais avisada. Mas os EUA não vivem tempos normais. Kennedy apontou para a Lua e alimentava o "sonho americano". Obama oferecia a garantia de que ainda era possível acreditar nisso (yes we can). Elizabeth Warren pode não ter ambições tão inspiradoras - mas tem um plano. E esse plano da senadora corajosa e frontal do Massachusetts pode mesmo ser a maior ameaça a Donald Trump.