Milhares de pessoas em marcha pela independência do País Basco

Cumprem-se este domingo os 37 anos da Constituição espanhola

Milhares de pessoas participaram hoje numa manifestação convocada pela coligação independentista basca EH em Bilbau, nordeste de Espanha, a favor da independência do País Basco no dia em que se cumprem 37 anos da Constituição espanhola.

"Vamos fazer um golo no Estado espanhol demonstrando que há força e determinação suficiente deste povo para levar adiante os nossos direitos e a soberania que nos corresponde", afirmou o presidente do Sortu e porta-voz do EH Bildu, Hasier Arraiz, no início da marcha, que centrou a ação eleitoral de hoje da coligação independentista.

Arraiz encabeçou a frente da marcha, sob o lema "Bildu Independentziara" (Venha a independência), ao lado de outros dirigentes dos partidos que compõem a coligação que se apresenta para as eleições regionais de 20 deste mês.

"Agora apresentam-nos apenas uma reforma constitucional daquela constituição que escreveram para atar e amordaçar o povo basco. Hoje, dizemos-lhes que voltamos a recusá-la e que pretendemos seguir o nosso próprio caminho", sublinhou Arraiz.

A marcha terminou na Praça de Arriaga, onde o primeiro candidato do EH Bildu ao Congresso por Navarra, Sabino Cuadra, afirmou que a Constituição e a transição em Espanha "foram uma imposição e uma fraude".

Cuadra frisou a vontade de "cortar as amarras" ao Estado espanhol e que o direito a decidir passa pelo Eskal Herria, Catalunha ou Galiza, "mas não por Madrid".

"O direito a decidir não é nem um prémio nem uma prenda", acrescentou, assegurando que, caso não seja reconhecido, o EH Bildu dará início a uma campanha de desobediência civil e institucional.

O Euskal Herria Bildu (Reunir Euskal Herria, EH Bildu) é uma coligação política espanhola de âmbito basco adscrita ideologicamente à esquerda regionalista e separatista.

A coligação foi criada pelo Eusko Alkartasuna, Aralar, Alternatiba e pela chamada "esquerda abertzale", nome com que se tende a designar o setor político próximo do ilegalizado Batasuna, atualmente reorganizado no Sortu).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG