Merkel rejeita convite de Trump para cimeira do G7 em Washington

A chanceler alemã diz que, por causa da pandemia, não se pode comprometer a viajar e a estar presente em pessoa na cimeira nos EUA.
Publicado a
Atualizado a

A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou o convite do presidente norte-americano para participar pessoalmente na cimeira do G7, em junho, em Washington, devido ao contexto pandémico da covid-19.

"Atualmente, dada a situação geral da pandemia, ela não se pode comprometer em participar pessoalmente [na cimeira]", disse o seu gabinete, acrescentando que Merkel continuará a monitorizar a situação do novo coronavírus.

Em março, Trump cancelou a cimeira, prevista para 11 e 12 de junho em Camp David, e disse que iria fazer o encontro por videoconferência.

Mas, há dez dias, o presidente norte-americano disse que estava a considerar afinal organizar a reunião de líderes frente-a-frente, porque seria "um excelente sinal para todos" para um regresso ao normal durante a pandemia.

Há dois anos ficou famosa uma foto da cimeira que decorreu no Canadá, com Trump de braços cruzados rodeado de todos os restantes líderes, incluindo Merkel.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt