Menina de oito anos é a mais nova a escalar o Monte Kilimanjaro

Roxy e a família escalaram o ponto mais alto de África durante seis dias

Roxy Getter, uma menina de oito anos, natural de Punta Gorda, Florida, alcançou o topo do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, tornando-se assim na rapariga mais nova a realizar o feito. Roxy escalou a montanha, com uma altura de 5895 metros, acompanhada da família, nomeadamente o irmão de dez anos, Ben.

"Eles foram incríveis. Não se queixaram, simplesmente continuaram, um passo depois do outro. Na verdade, eles fizeram com que continuássemos. Estamos muito orgulhosos", disse Sarah Getter, a mãe das crianças, em declarações à BBC.

Antes de iniciar as férias em África, a família fez uma preparação prévia para a escalada, o que foi um desafio tendo em conta o terreno plano do estado da Florida. Subiram e desceram escadas de estádios e correram em pontes e campos de treino.

Mas não houve preparação prévia para a temperatura que se sentia quando alcançaram o topo do Monte Kilimanjaro: sete grau. "As coxas tremem e os joelhos doem mas ficamos aliviados por ter acabado e por termos conseguido", disse Sarah.

Foi ainda durante a escalada que a família acampou pela primeira vez e os mais novos não perderam o entusiasmo. "O primeiro dia foi um dos mais difíceis", disse Roxy. "Achei que não ia conseguir chegar ao topo mas consegui".

"Posso escalar outras montanhas mais pequenas mas não acho que volto a escalar algo tão alto novamente", concluiu a pequena alpinista.

Exclusivos