Juan Manuel Santos dedica Nobel aos colombianos "que sofreram tanto"
"Obrigado, do fundo do meu coração e em nome de todos os colombianos, especialmente as vítimas. Milhões de vítimas sofreram com esta guerra", disse Juan Manuel Santos no telefonema com o Comité Nobel norueguês, que hoje anunciou que o presidente colombiano é o vencedor do Nobel da Paz.
Distinguido pelos seus esforços em conseguir a paz e pôr fim a um conflito com mais de meio século, Santos indicou que "é simplesmente questão de acreditar numa causa e não há melhor motivo para qualquer sociedade, para qualquer país, que viver em paz. Estamos muito, muito próximo de alcançar a paz", indicou Santos, citado pelo El Tiempo.
Oiça o telefonema.
Segundo o Comité Nobel, Santos estava "muito agradecido" quando recebeu a notícia, considerando o prémio "inestimável e importantíssimo para a evolução do processo de paz na Colômbia".
[twitter:784367254129573888]
O prémio deve ser visto "como um tributo ao povo colombiano, que apesar de grandes dificuldades e abusos, não perdeu a esperança de uma paz justa", assim como a todas as partes que contribuíram para o processo de paz, pode ler-se no comunicado do comité.
"Este tributo é prestado, não menos importante, aos representantes das inúmeras vítimas da guerra civil", que fez mais de 220 mil mortos e seis milhões de deslocados.