Turquia tem o destino de Verão com preços mais em conta

De acordo com o estudo do Post Office Travel Money, que analisa "cabaz" de produtos de Verão, do aluguer de uma cadeira de praia a uma refeição, o Algarve tem o copo de vinho mais barato

A Turquia, em particular Marmaris, na costa Sul daquele país, é o destino de praia europeu com melhores preços neste ano. A conclusão consta de um estudo do Post Office Travel Money - o serviço de câmbio de moeda do correio britânico -, segundo o qual o "cabaz" típico de produtos de férias, do aluguer de uma cadeira de praia a uma refeição completa para dois adultos e duas crianças, está 36% mais barato naquele local do que em julho do ano passado.

A eleição deste destino, destronando Sunny Beach, na Bulgária, é justificada com a desvalorização da lira turca face à libra inglesa, cuja cotação passou num ano de cerca de 4,5 para seis liras.

Nos países da zona Euro, o destaque vai para a Costl del Sol, na Andaluzia, onde uma refeição completa para dois adultos e duas crianças, com vinho da casa e refrigerante, custa, segundo o estudo, 40,72 libras (45,55 euros), menos de metade do que seria exigido em destinos comparáveis em França e Itália.

No Algarve, a mesma refeição tem um custo de 70.17 libras (78,6 euros). A região do Sul de Portugal é no entanto a mais barata num item específico: um copo de vinho da casa custa apenas 1.11 euros, bastante menos de metade do preço em Sorrento, Itália.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...