Turquia aguarda mísseis russos, primeiro contrato entre Rússia e um membro da NATO

O Presidente da Turquia anunciou este sábado que a entrega de mísseis de defesa aérea russos está para breve, o que a acontecer torna este contrato no primeiro do género entre um membro da NATO e a Rússia.
Publicado a
Atualizado a

Recep Tayyip Erdogan, antes de iniciar um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, à margem da cimeira do G20 em Osaka, Japão, afirmou que o acordo para a compra de mísseis é uma prioridade e que a entrega dos sistemas de defesa aérea S-400 deve começar em julho.

Os EUA exortaram veementemente a Turquia, membro da NATO, a retirar-se do acordo, mas Ancara recusou-se a ceder e a primeira receção do armamento deverá acontecer no próximo mês.

Aos jornalistas, Putin saudou o crescimento do comércio bilateral e o aumento do fluxo de turistas russos para a Turquia.

A Rússia e a Turquia coordenaram as suas ações na Síria, assinando um acordo de redução da presença militar na província de Idlib, no noroeste, a última grande fortaleza rebelde.

O acordo foi recentemente testado pelo aumento dos combates, aumentando a perspetiva de uma ofensiva do Governo e uma grave crise humanitária.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt