Shutdown. Trump cancela viagens de Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Depois da líder da câmara dos representantes ter pedido o adiamento do discurso anual sobre o estado da nação, o presidente dos Estado Unidos não permitiu que o avião militar onde esta deveria viajar descolasse.

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão, segundo a BBC. O presidente norte-americano sugeriu que Pelosi deveria concentrar-se no shutdown, a paralisação da administração americana que dura há quase um mês por causa da não aprovação de financiamento do muro na fronteira mexicana.

Isto aconteceu depois de Nancy Pelosi ter pedido ao presidente dos Estados Unidos, na quarta-feira, para adiar o seu discurso anual sobre o estado da nação, que estava marcado para 29 de janeiro.

"Certamente que concordará que adiar eventos de relações públicas é totalmente apropriado", escreveu Trump esta quinta-feira numa carta dirigida à senadora, citada pela BBC.

Trump cancelou ainda a viagem da delegação americana ao fórum económico de Davos, na Suíça, que vai acontecer durante a próxima semana, pelo mesmo motivo. O Presidente pôde tomar esta atitude porque tanto uma viagem como a outra iam ser feitas numa aeronave militar. "Obviamente que se quiser fazer a sua viagem num voo comercial, estará certamente no seu direito", referiu Trump dirigindo-se à presidente da Câmara.

Nancy Pelosi contava ir até ao Afeganistão e a Bruxelas para agradecer aos militares e receber informações sobre a segurança nacional "dos que estão na linha da frente", indicou o porta-voz da presidente da Câmara, Drew Hammill.

Os serviços federais do governo dos Estados Unidos estão congelados desde 22 de dezembro, fazendo com que este seja o mais longo shutdown da história da política norte-americana.

Trump quer que o congresso, neste momento dominado pelos democratas, desbloqueie 5,7 mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira com o México.

Exclusivos