Salvini diz que UE não está a negociar o brexit "de boa fé"

Em entrevista ao Sunday Times, o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini,critica abertamente Bruxelas
Publicado a
Atualizado a

"Não há objetividade nem boa fé do lado da União Europeia", declarou Salvini, líder do partido nacionalista Liga, que governa em Itália fruto de um acordo e coligação com o eurocético Movimento 5 Estrelas.

As críticas a Bruxelas surgem dias depois de a Comissão Europeia ter alertado os restantes 27 membros da UE para prepararem planos de contingência em várias áreas para o caso de um não acordo sobre o brexit com o Reino Unido.

Segundo o Sunday Times, a cadeia de supermercados alemã ALDI, por exemplo, pediu aos retalhistas se seria possível armazenar stocks extra de alguns produtos, como chá e café, no âmbito desses planos de contingência.

"Espero que as negociações acabem bem para o lado do Reino Unido e sirvam de exemplo de como as pessoas estão acima da UE", declarou Salvini, na entrevista publicada este domingo por aquele jornal britânico.

O governante italiano, que se define como católico mas ficou, entre outras coisas, conhecido por rejeitar a entrada de embarcações com migrantes ilegais e refugiados no seu país, ataca ainda o Parlamento Europeu.

"O que a minha experiência me diz sobre o Parlamento Europeu é que ou te impões ou enganam-te", afirmou Salvini, que já foi eurodeputado em duas ocasiões, a primeira entre 2004 e 2006, a segunda entre 2009 e 2018.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt