Resgate em perigo. Crianças e treinador presos em gruta na Tailândia em exaustão

Uma avaliação médica concluiu que dois dos 12 rapazes e o treinador sofrem de exaustão devido a desnutrição
Publicado a
Atualizado a

O trabalho das equipas de resgate na Tailândia tornou-se ainda mais complicado esta quinta-feira. Após uma avaliação médica aos 12 rapazes, com idades entre os 11 e 16 anos, e ao treinador de futebol, concluiu-se que não estão em condições para serem retirados da gruta, onde permanecem presos há já 13 dias.

De acordo com a CNN, que cita uma fonte da marinha tailandesa, um relatório médico indica que dois dos rapazes e o treinador de futebol, de 25 anos, sofrem de exaustão devido à desnutrição, o que torna (ainda mais) perigosa a operação de resgate.

Mas este não é o único problema que as equipas envolvidas desta operação de socorro têm de enfrentar. Estão previstas para este fim de semana chuvas fortes, o que poderá provocar uma subida das águas na gruta e inundação na zona onde o grupo permanece.

Nesta corrida contra o tempo em Chiang Rai, já foram bombeados cerca de 128 milhões de litros de água da gruta estando os níveis de água a descer a uma média de 1,5 centímetros por hora.

O objetivo desta operação é resgatar sem a necessidade do grupo ter de mergulhar, uma vez que a maioria dos adolescentes não sabe nadar. São necessárias 11 horas para percorrer, entre ida e volta, o caminho entre a entrada da gruta e o local onde estão os 13 elementos da equipa de futebol tailandesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt